Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Desenvolvimento Regional e Local

Código

722041034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apresentar os conceitos básicos de desenvolvimento regional e local;
b) Discutir e analisar modelos fundamentais de desenvolvimento regional e local;
c) Transmitir um conjunto de conhecimentos aprofundados sobre os novos modelos de competitividade e resiliência territoriais;
d) Transmitir um conjunto de conhecimentos sobre Governação e Empreendorismo;
e) Reconhecer a importância e o significado das inter-relações entre Desenvolvimento Regional e Gestão do Território;
f) Fornecer competências nas áreas da Política de Coesão da União Europeia.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Paradigmas de desenvolvimento regional
2) Modelos de desenvolvimento regional
3) Concentração Geográfica e Especialização Flexível
4) Distritos Industriais e Clusters
5) Competitividade Regional e Planeamento Territorial
6) Novos objetivos para a Gestão do Território
7) Governação Local e Empreendorismo
8) A Política de Coesão da União Europeia. Outras políticas da UE com impacto territorial.

Bibliografia

McCann, P. (2015). The Regional and Urban Policy of the European Union. London:Edward-Elgar.

Lopes, A. S. (2001). Desenvolvimento Regional (5ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pike, A., Rodriguez, A., Tomaney, J. (Ed.) (2015). Local and Regional Development (Critical Concepts in Geography). London: Routledege.

OECD (Ed.) 2008). Portugal Territorial Review. Paris: OECD.

Quevit, M. (1993). Relations entre Aménagement du Territoire et Développement Régional Equilibré. Bruxelles: Parlement Européen.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de
campo.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho, com apresentação oral e escrita [40% da nota final], seguida de debate.
Realização de um teste escrito [60% da nota final].

[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]

Cursos