Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Geografia da Globalização

Código

722041047

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender o conceito de globalização;
b) Mobilização do conhecimento, compreensão da diversidade de abordagens de outras disciplinas e sua aplicação no âmbito político, económico, social e ambiental;
c) Saber fazer uma avaliação crítica de diferentes comportamentos ao nível do consumo;
d) Compreender a diversidade de perspetivas na reflexão para uma globalização positiva, ecológica e humanista;
e) Adquirir competências técnicas (análise de indicadores relacionados com a globalização do consumo);
f) Adquirir competências metodológicas (capacidade de encontrar resposta para problemas de forma autónoma e transferência, com a necessária adequação, da experiência adquirida a situações novas).

Pré-requisitos

N.A.

Conteúdo

1) Reflexão sobre as origens da globalização;
2) Análise de constrangimentos sociais, culturais, económicos, ecológicos e espaciais associados a este fenómeno;
3) Globalização e consumo;
4) Novas formas de organização da sociedade e de comportamentos;
5) Globalização positiva, ecológica e humanista.

Bibliografia

Buckman, G. (2004). Globalization, Global Issues. London: Zed Books. pp. 35-68;194-212.
Firmino, A. (2007). A Saga dos OGM´s: uma reflexão polémica, Actas do VI Congresso de Geografia Portuguesa. Lisboa: UNL, FCSH, 18 p.
Giddens, A. (2005). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença, pp. 15-29; 69-80.
Johston, R. J. (2002). Geographies of Global Change. Oxford, UK: Blackwell Publishing. pp. 1-17.
Khor, M. (2004). Rethinking Globalization, Criticial Issues and Policy Choices, pp. 55-82;117-126.
Schirato, T.; Webb, J. (2004). Understanding Globalization. London: Sage. pp. 1-21; 131-160.
Singer, P. (2004). Um Só Mundo - a ética da globalização. Lisboa: Gradiva. pp. 87-154; 263-269.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo;

Método de avaliação

Teste de toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (30%). Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (10%).


(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Cursos