
Geografia da Globalização
Código
722041047
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender o conceito de globalização;
b) Mobilização do conhecimento, compreensão da diversidade de abordagens de outras disciplinas e sua aplicação no âmbito político, económico, social e ambiental;
c) Saber fazer uma avaliação crítica de diferentes comportamentos ao nível do consumo;
d) Compreender a diversidade de perspetivas na reflexão para uma globalização positiva, ecológica e humanista;
e) Adquirir competências técnicas (análise de indicadores relacionados com a globalização do consumo);
f) Adquirir competências metodológicas (capacidade de encontrar resposta para problemas de forma autónoma e transferência, com a necessária adequação, da experiência adquirida a situações novas).
Pré-requisitos
N.A.
Conteúdo
1) Reflexão sobre as origens da globalização;
2) Análise de constrangimentos sociais, culturais, económicos, ecológicos e espaciais associados a este fenómeno;
3) Globalização e consumo;
4) Novas formas de organização da sociedade e de comportamentos;
5) Globalização positiva, ecológica e humanista.
Bibliografia
Buckman, G. (2004). Globalization, Global Issues. London: Zed Books. pp. 35-68;194-212.
Firmino, A. (2007). A Saga dos OGM´s: uma reflexão polémica, Actas do VI Congresso de Geografia Portuguesa. Lisboa: UNL, FCSH, 18 p.
Giddens, A. (2005). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença, pp. 15-29; 69-80.
Johston, R. J. (2002). Geographies of Global Change. Oxford, UK: Blackwell Publishing. pp. 1-17.
Khor, M. (2004). Rethinking Globalization, Criticial Issues and Policy Choices, pp. 55-82;117-126.
Schirato, T.; Webb, J. (2004). Understanding Globalization. London: Sage. pp. 1-21; 131-160.
Singer, P. (2004). Um Só Mundo - a ética da globalização. Lisboa: Gradiva. pp. 87-154; 263-269.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo;
Método de avaliação
Teste de toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (30%). Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (10%).
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).
Cursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais