
História dos Museus e da Museologia - 1. semestre
Código
722051312
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Curvelo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os marcos fundamentais da história dos museus;
b) Conhecer e reflectir sobre a multiplicidade do campo museológico e aspectos essenciais da sua complexidade;
c) Exercitar a análise crítica de espaços expositivos.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1) A origem dos museus: o gosto de coleccionar. Os percursos dos museus europeus: dos tesouros aos museus da Renascença e aos Gabinetes de Curiosidades. Os museus abertos aos públicos: valorização da função social dos museus; Os museus Oitocentistas.
2) A renovação da museologia no século XX: marcas de modernidade e a crise do pós-modernismo. Extensão do conceito de museu e a nova museologia.
3) Problemáticas actuais: museologia e patrimoniologia.
Bibliografia
BRIGOLA, João Carlos Pires, Colecções, Gabinetes e Museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para Ciência e Tecnologia, 2003
CLAIR, Jean, Malaise dans les musées. Paris: Flammarion, 2007
CHOAY, Françoise, L’allégorie du patrimoine. Paris: Du Seuil, 1992
HOOPER-GREENHILL, Eilean, Museums and the Interpretation of Visual Culture. London and New York: Routledge, 2000.
Idem, Museums and the Shaping of Knowledge. London and New York: Routledge, 1992
PEARCE, Susan (ed.), Interpreting objects and collections. London: Routledge, 1994
MACDONALD, Sharon (ed.), A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing, 2006.
SHUBERT, Karsten, The Curator’s Egg. The Evolution of the museum concept from the French Revolution to the present day. London: Ridinghouse, 2009
SILVA, Raquel H. da, “Os museus: Histórias e prospectiva”, Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento/Fundação de Serralves, 2002, 3º vol., pp. 65-108
Método de ensino
Exposição teórica com o apoio de imagens, complementada pela discussão de textos.
Método de avaliação
A avaliação consiste na participação nas aulas através da leitura e discussão dos textos propostos na 1ª aula e disponíveis na plataforma Moodle (40%) e de um trabalho individual (escrito e oral) sobre um dos temas abordados no Programa e previamente discutido com a docente (60%). Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Os trabalhos que forem entregues fora do prazo estipulado pelo docente serão penalizados e poderão ser recusados.