
Mediação e Educação em Museus - 2. semestre
Código
722051317
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Maria Emilia de Oliveira Ferreira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular de Mediação e Educação em Museus insere-se no domínio científico da Museologia e Pedagogia e tem como objectivo oferecer uma perspectiva teórica e prática dos conceitos e experiências curatoriais e pedagógicas contemporâneas, em museus, centros de arte e espaços não convencionais, visando fornecer instrumentos que permitam uma prática informada e problematizadora e uma adequada comunicação com uma grande diversidade de públicos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Antecedentes e contextualização da mediação e educação em Museus na contemporaneidade.
2. Caracterização dos princípios metodológicos da mediação e educação em museus de arte.
3. A curadoria como diálogo ou solilóquio? As exposições como veículos de comunicação. A exposição como organismo vivo: como a realidade tende a impor-se aos projectos. Conceitos de mediação e educação e as suas respectivas possibilidades, tendo em vista os diversos públicos.
4. Contextos educativos em Museus de Arte.
5. O Museu como desafio. Criar de raiz: dos projectos curatoriais à realidade. Identificação de públicos-chave para diversos programas possíveis. Programar para a diversidade.
6. A montagem como comunicação e educação: o museu como laboratório, teatro e contador de histórias e ficções.
7. Bibliografia e metodologia curatorial e pedagógica em contexto museológico.
Bibliografia
Acaso, María, coord. 2011. Perspetivas: Situación Atual de la Educación en los Museos de Artes Visuales. Barcelona: Ariel.
Burnham, Rika, e Elliott Kai-Kee. 2012. La Enseñanza en el Museo de Arte: La Interpretación como Experiencia. Tradução de José Wolfer e Gabriel Lara. [Cidade do México]: Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura e Museo Nacional de San Carlos.
George, Adrian. 2016. The Curator’s Handbook: Museums, Commercial Galleries, Independent Spaces. London: Thames & Hudson.
Moutinho, Mário. 1993. “Sobre o Conceito de Museologia Social”. Cadernos de Sociomuseologia 1 (1): 7–9.
Newhouse, Victoria. 2005. Art and the Power of Placement. New York: The Monacelli Press.
SILVA, Raquel Henriques. 2006. “O(s) discurso(s) dos museus de arte: da celebração aurática e da sua questionação” in Alice Semedo e João Teixeira Lopes (coordenação), Museus, discursos e representações, Porto: Afrontamento, pp. 95-101.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, com conteúdos programáticos sintetizados em apresentações power point e na análise crítica de textos da bibliografia.
As aulas práticas focar-se-ão no desenvolvimento de projectos pensados a partir da investigação, diagnóstico e planeamento das suas diversas fases, incluindo a reflexão e a noção de exequibilidade. Deverá também considerar a comunicação, de modo inclusivo, para diversos públicos.
Método de avaliação
Avaliação
1. Participação nas sessões de seminário, contribuindo para o aprofundamento dos temas em estudo — 30%
2. Trabalho individual que pode consistir em
2.1. Proposta de exposição, com plano completo — 70%
2.2. Relatório de diagnóstico de uma exposição em Portugal, contextualizando-a no programa da instituição anfitriã — 70%
2.3. Abordagem a algum dos temas propostas no curso da UC, sob forma de artigo científico — 70%
2.4. Abordagem crítica sobre debate a realizar, em Abril de 2018, na FASVS — 70%