Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas da Arte Contemporânea - 2. semestre

Código

722061087

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

10

Professor responsável

Liliana Coutinho da Silva

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer/aprofundar os temas mais importantes da arte contemporânea e identificar realidades que configuram o estado actual do campo artístico;
b) Desenvolver capacidades para compreender, analisar e investigar temas e problemas do pensamento contemporâneo;
c) Proporcionar aos alunos o conhecimento visual e teórico sobre os paradigmas e referências da curadoria, dos processos criativos, da crítica e da museologia contemporâneas.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1. Genealogias e discursos da contemporaneidade: principais paradigmas da arte contemporânea
2. A arte contemporânea: uma prática de exposição
3. A arte como processo de investigação e conhecimento: o artista como investigador
4. Pensamento e práticas críticas: experiências na cultura contemporânea
5. Situação e itinerários do campo artístico: nacionais e internacionais
6. Arte, teoria e geografias num mundo em transformação: práticas transnacionais, visibilidade e resistência num campo artístico globalizado
7. A história da arte global: da realidade universal e homogénea da história eurocêntrica à realidade plural das narrativas “esquecidas”
8. A globalização do mercado de arte

Bibliografia

ALTSHULER, Bruce; Blazwick, Iwona; Dercon, Chris et al. (2009). A Manual for the 21st Century Art Institution. London: Whitechapel Gallery /Koenig Books.
ALTSHULER, Bruce (2013). Biennials and Beyond – Exhibitions That Made Art History 1962-2002. London: Phaidon.
ELKINS, James. (2007). Is Art History Global?. Nova Iorque: Routledge.
ELKINS, James. (ed.) (2008). “Can we Invent a World Art Studies?” in Zijlmans, Kitty & Damme, Wilfred van (eds.) (2008). World Art Studies: Exploring Concepts and Approaches (pp. 107-118). Amsterdam: Valiz.
FOSTER, Hal, KRAUSS, Rosalind, BOIS, Yve-Alain, & Buchloh, Benjamin. (2004). Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova Iorque: Thames and Hudson.
GROYS, Boris. (2009a, Janeiro). “Politics of Installation”. E-flux Journal, n.º 2, pp. 1-8. Versão digital. Consultado a 8 de Agosto de 2011, em www.e-flux.com/journal/view/31
GROYS, Boris. (2009b). “La Topología Del Arte Contemporáneo”. SalonKritik. Reprodução digital. Consultado em Agosto de 2011, em http://salonkritik.net/08-09/2009/07/la_topologia_del_arte_contempo.php
MÖNTMANN, Nina (2011). “Operar con redes”. Carta – Revista de Pensamiento y de Debate del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, nº 2, Primavera-Verão 2011, pp. 95-96.

Método de ensino

Apresentação dos tópicos do programa pelo docente e outros especialistas convidados. Inclui realização de palestras por conferencistas/especialistas convidados e assistência a ciclos de conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com o tema da unidade curricicular e da pós-graduação. Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através da realização de exercícios de discussão dirigida.

Método de avaliação

Elaboração de um relatório/projecto final (60%) e avaliação qualitativa de participação nas aulas (40%).

Cursos