
Mercados da Arte e os Novos Meios - 1. semestre
Código
722061120
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Sebastiao Pinto Ribeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Adquirir conhecimentos e reconhecer a grande evolução do mercado secundário de arte global e do mercado secundário de arte português, em particular;
Identificar a dimensão e os intervenientes do mercado secundário de arte português comparativamente com o mercado global de arte;
Compreender a gestão e a operação de uma leiloeira;
Observar a importância dos meios digitais e a estratégia de marketing das empresas no mercado secundário de arte;
Relacionar a vertente financeira com o investimento em arte e de que maneira se complementam.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. História dos mercados de Arte Secundários
2. Os Protagonistas do mercado de Arte secundário: Leiloeiras, Antiquários e Galerias
3. As leiloeiras em Portugal: história e atualidade do negócio
4. A importância dos meios digitais nos mercados de Arte Secundário
5. O Marketing e Comunicação como instrumentos no mercado de Arte Secundário
6. O Mercado da Arte e Colecionismo entre a paixão colecionista e o investimento financeiro
7. O negócio da Arte: Balanço e perspectiva de futuro em números e estatísticas.
Esta unidade curricular prevê reservar 4 sessões de três horas cada para um módulo que será constituído por uma visita a Londres, com visitas a leiloeiras e alguns agentes influentes dos mercados de arte, juntamente com a docente da UC Mercados da Arte e Contemporânea no Mundo Global.
Bibliografia
Referencias bibliográficas a serem disponibilizadas pelo docente.
Método de ensino
Aulas teóricas e teórico‐práticas . Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão
organizadas aulas e visitas nas leiloeiras e visitas agentes influentes do mercado de arte.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projectos finais que terão apresentação oral para toda a turma com projecção visual, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.