
Teorias de Segurança e Cooperação Internacional - 1. semestre
Código
722071104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Carlos Gaspar, Filipe Miguel Ramos de Abreu Nunes, Maria Francisca Saraiva
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Identificação das principais escolas que procuraram formular uma teoria geral da segurança internacional: Liberalismo; Realismo; Constructivismo e Teoria(s) Crítica(s) ou «Inglesa/Europeia» e dos principais autores de obras que avançaram com teorias da segurança internacional.
2. Encorajar a capacidade de análise crítica dos principais problemas e debates da segurança internacional: Anarquia e Ordem Internacional; Causas dos Conflitos e Procura da Segurança e Cooperação; Paz Democrática e Paz Hegemónica; Equilíbrio de Poder e Segurança Colectiva; Dissuasão e Coerção; Novidade e especificidade ou não de certos conflitos e da dificuldade da sua resolução (Nuclear, Guerras Civis, Insurreição e Terrorismo).
3. Encorajar a capacidade de análise crítica das principais dinâmicas que levaram à constituição e funcionamento das principais instituições da segurança e cooperação internacional: Segurança Colectiva e ONU; Alianças, Segurança Cooperativa, Comunidades Regionais de Segurança e NATO; Concertação das Grandes Potências, Cimeiras e o Conselho de Segurança da ONU.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1º Módulo: As Principais Escolas Teóricas
1. Apresentação da Disciplina e Introdução: o que é a Segurança?
2. Realismo: pensadores e conceitos centrais
3. Realismos (Clássico e Neo-Clássico; Neo-Realismo e Realismo Estrutural; Defensivo; Ofensivo)
4. Liberalismo e Estudos para Paz: pensadores e conceitos centrais
5. Constructivismo: pensadores e conceitos centrais
6. Teorias Críticas e outras escolas europeias: pensadores e conceitos centrais
2.º Módulo: Causas de Conflitos
7. Causas de Conflitos Convencionais – o homem, o Estado e o Sistema internacional (I e II Guerra Mundial)
8. Causas de Conflitos Não-Convencionais (ex-Jugoslávia e Iraque I e II): «Greed, Grievance, Identity?
3.º Módulo: Procura da segurança
9. Império e hegemonia (Pax Sinica, Pax Britannica): definições e transições
10. Alianças e Comunidades de Segurança («Balance, Band-wagon, Segurança Cooperativa): o caso da NATO
11. Dissuasão, Desenvolvimento Teórico e o desafio da sobrevivência ao nuclear durante Guerra Fria
12. Segurança Colectiva (Liga das Nações e ONU)
13. Gestão de Crises e Resolução de Conflitos (Kosovo e Líbia)
4.º Módulo: Novas Ameaças?
14. Novas Guerras ou velhas tácticas assimétricas? (Estados Falhados, Proliferação e o caso do Irão)
15. Revisão de Teorias ou Potências Revisionistas? (Do Choque de civilizações à ascensão da China)
Bibliografia
Collins, Allan (ed.), Contemporary Security Studies. (Oxford UP) última ed.
Hughes, Chris (ed.), Security Studies : a Reader. (Routledge), última ed.
Mahnken, Thomas and Maiolo, Joseph A. (eds.), Strategic Studies: A Reader (Routledge, 2008)
Nye, Joseph, Compreender os Conflitos Internacionais: Uma Introdução à Teoria e à
História. (Gradiva, 2002)
Williams, Paul D. (ed), Security Studies: An Introduction (Routledge) última ed.
Método de ensino
Exposição pelos professores coordenadores e outros especialistas convidados; discussão dirigida.
Método de avaliação
A participação durante as aulas revelando capacidade de raciocínio e debate terá um peso de 25% na classificação final. O trabalho escrito final (com não menos de 3500 e não mais de 5500 palavras) será a avaliação decisiva do conhecimento aplicado dos autores e conceitos relevantes, de investigação e análise crítica, boa estruturação da argumentação e exposição clara num texto coerente, tendo um peso de 75% na classificação final.