
Media e Política Internacional - 2. semestre
Código
722071125
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
5
Professor responsável
Patrícia Sofia Lopes Matos
Horas semanais
1,5 letivas + 0,5 tutorial
Língua de ensino
Português,
Objectivos
Esta Unidade Curricular tem três objetivos:
1. Analisar e debater o poder dos media na Era da Globalização: hipermediatização de acontecimentos e tratamento noticioso; as novas tecnologias e os meios de comunicação – os novos media; responsabilidade e confidencialidade nos vários cenários da política, diplomacia e segurança internacional;
2. Distinguir entre Comunicação Política e Propaganda; conjunto de processos e técnicas para influenciar opinião: informação e persuasão na comunicação global; informação e contrainformação em situações de conflito pós-Guerra Fria (ex.: Rússia e Ucrânia; Médio Oriente; EUA e Irão) – riscos a evitar. Analisar a interacção entre agenda política e agenda mediática;
3. Contribuir para que os formandos disponham de elementos para melhor se relacionarem com os media, habilitando-os na construção de um registo de comunicação tanto política como jornalística, potenciando assim os seus desempenhos nas áreas da Diplomacia e Segurança/Defesa.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1ª Apresentação do Módulo, abordagem e calendarização dos temas a tratar, auscultação das expectativas dos participantes. O que é notícia; acontecimento/mediatização do acontecimento/tratamento noticioso/selecção jornalística. Contextualização dos acontecimentos.
2ª O 4ºPoder? Observadores/Watchdogs. Objectividade/subjectividade; deontologia-liberdade enquadrada (seus constrangimentos); responsabilidade e segredo de Estado. Os novos media e o seu impacto na ordem política internacional; o combate ao terrorismo nos media - casos.
3ª Informação, manipulação; os ”directos”. Processo e registo do discurso de Comunicação Política – (retórica+electricidade); redundâncias do discurso – sedução de audiências (terrorismo)
4ª Análise de sinergias entre a agenda política e a agenda mediática – suas consequências
5ª Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de roteiro da campanha)
6ª Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa - discussão da proposta de acções de campanha)
7ª Exercício prático - simulação de uma Campanha eleitoral (na Federação Russa – análise e discussão das campanhas apresentadas)
Bibliografia
SLATER, Don, New Media, Development and Globalization : making connections in the global south, London, J. Wiley, 2013
GRABER, Doris A., Media Power in Politics, 6th ed., Washington, CQ Press, 2010
OATES, Sarah, (with L.L. Kaid and M. Berry), Terrorism, Elections, and Democracy: Political Campaigns in the United States, Great Britain, and Russia, New York: Palgrave Macmillan, 2009.
TUMBER, Howard, Media Power, Professionals and Policies, London, Routledge, 2000
ALTSCHULL, J. Herbert, Agents of Power, New York, Longman, 1984
AUSTIN, John L., How to do things with words, 2nd ed, J.O. Urmson, 1975
BARTHES, Roland, Mitologias, Lisboa, Edições 70
Método de ensino
Método de avaliação
30% Assiduidade nas sessões
70% Participação activa nas aulas e nos exercícios práticos