Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Direitos Humanos e Direitos Culturais

Código

722081045

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE,

Objectivos

O Direito tem sido chamado desta forma a encontrar novas formulações para procurar regular e ordenar juridicamente a experimentação social,
numa avaliação permanentemente crítica dos conceitos utilizados.
Assim, os objectivos da cadeira são:
a)Reflectir sobre a construção social do direito, a partir do caso da experiência migratória portuguesa;
b)Capacitar os alunos para apoiar as equipes que, nas instituições públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, nacionais e internacionais, têm de lidar com e “gerir” a diversidade;
c)Dotar os alunos de capacidade de realização semi-autónoma de projectos de investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Apontamentos prévios sobre cidadania, direitos humanos e direitos culturais
A lei portuguesa e o reconhecimento das minorias
A regulação anti-discriminação a nível da União Europeia
Liberdade religiosa e direitos das comunidades religiosas
A ideia de raça na formação da nação portuguesa
A protecção contra a discriminação racial em Portugal
O estatuto constitucional dos estrangeiros e os direitos dos imigrantes
O direito da nacionalidade
Refugiados e o direito fundamental ao asilo
O papel das organizações internacionais

Bibliografia

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Dom Quixote: Lisboa, 2004.
CASTLES, Stephen. Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios. Lisboa: Fim de Século, 2005.
NASH, Kate. The Political Sociology of Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
SANTOS, B. de Sousa. “Por uma concepção multicultural de direitos humanos”, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº48, 1997, pp.11-32
SASSEN, Saskia. Expulsions. Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge (Mass.) e Londres: The Belknap Press of Harvard University Press, 2014.

Método de ensino

Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua da participação nas apresentações e discussões em aula (20%); apresentação e discussão em aula do projecto de ensaio ou plano de investigação (20%); ensaio ou plano de pesquisa (60%).

Cursos