
Liderança, Inovação e Empresarialidade
Código
722081067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram: a) Conhecimento e compreensão dos principais conceitos e contribuições teóricas no âmbito da Sociologia, relativos à mudança social, à inovação e à liderança de organizações económicas; b) Compreensão das dinâmicas sociais associadas aos processos de inovação em contextos organizacionais (tipos, espaços, ritmos e actores sociais envolvidos); c) Capacidade de análise crítica e
investigação de fenómenos concretos relacionados com as temáticas da disciplina; d) Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da disciplina.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Mudança social e inovação
- Teorias sociológicas da mudança social e da inovação
- Espaços, tempos e actores sociais da inovação
2.Liderança nas organizações económicas
- Teorias sociológicas da liderança
- Liderança e empresarialidade
3. Empresarialidade e modernização dos sistemas económicos
- Os velhos e os novos mitos da modernização
- Globalização e culturas locais
- Liderança das organizações económicas e desenvolvimento sustentável
4. Liderança e inovação em Portugal
- Velhas e novas actividades económicas: empresas e tipos de liderança
- As TIC ( Tecnologias de Informação e Conhecimento) e a inovação organizacional
Bibliografia
Conceição, Pedro; Manuel Heitor e Bengt-Ake Lundvall (2003). Innovation, Competence Building and Social Cohesion in Europe. Cheltenham: Edward Elgar.
Castells, Manuel (2000). The Information Age: Economy, Society and Culture (3 vols.). Oxford: Blackwell Publishers
Ferreira, José, José Neves e António Caetano (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill
Lisboa, Manuel (2002). A Indústria Portuguesa e os seus Dirigentes: Crescimento na 2ª metade do século XX e potencial de inovação das funções capitalista, empresarial e de gestão. Lisboa: Educa Sztompka, Piotr (1993). The Sociology of Social Change. Oxford: Blackwell.
Método de ensino
As aulas estruturam-se em função de três tipos de sessões: a) exposição oral por parte do docente em relação aos pontos do programa; b) convidados especialistas para temas relevantes ao desenvolvimento dos trabalhos; c) discussão final colectiva dos trabalhos individuais realizados pelos(as) alunos(as), em aula, onde serão recolhidos os contributos críticos de todos(as).
O tema do trabalho individual é combinado previamente com o docente, procurando-se que ele constitua um pequeno ensaio útil, a integrar no trabalho final do mestrado.
Método de avaliação
A avaliação faz-se através da participação e discussões em aula (20%) e do trabalho escrito, a entregar dentro do período previsto (máximo 4000 palavras, sem contar com anexos e bibliografia) (80%).