Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Migrações e Desenvolvimento

Código

722081129

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

A U.C. pretende contribuir para a que os alunos desenvolvam a capacidade de:
• Refletir criticamente sobre a relação complexa e multidimensional entre migrações e desenvolvimento;
• Identificar e discutir criticamente o impacto das migrações nas regiões de origem, de destino e de trânsito dos fluxos migratórios;
• Reconhecer e discutir criticamente os principais temas, políticas e teorias no quadro da relação entre migrações e desenvolvimento;
• Identificar temas e construir questões de investigação;
• Transmitir conhecimento, de forma escrita e oral, de modo sintético, crítico e mobilizando informação empírica e teórica relevante;
• Compreender a mais-valia e saber trabalhar em contexto interdisciplinar;
• Aplicar o conhecimento científico a contextos não académicos, reforçando a capacidade de diálogo com decisores políticos, atores privados, etc.


Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Teorias das migrações e conceitos de base da sociologia das migrações
2. O desenvolvimento como processo multidimensional
3. As migrações e desenvolvimento: debates e problematizações
4. Das orientações supra-nacionais às practicas locais: políticas públicas e actores institucionais
5. Impactos multi-situados das migrações no desenvolvimento: regiões de partida, de trânsito e de destino
6. Transnacionalismo e desenvolvimento
7. Indicadores de desenvolvimento: medidas síntese, limitações e potencialidades

Bibliografia

. Castles, S. e Delgado Wise, R. (orgs.) (2008) Migration and Development: Perspectives from the South, Geneva: OIM.
. Faist, T., Fauser, M. e Kivisto, P. (orgs.) (2011), The Migration-Development Nexus: A Transnational Perspective, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
. Marques, M.M. (org.) (2015), Lisboa Multicultural, Lisboa: Fim de Século.
. Sen, A. (2000), Desenvolvimento como liberdade, São Paulo: Companhia das Letras.

Método de ensino

Aulas de exposição teórica e sessões práticas.
As aulas práticas consistirão em apresentação e discussão pelos alunos, de bibliografia, trabalhos de ensaio ou projecto de investigação, e/ou em apresentações de convidados externos seguidas de debate com os alunos.

Método de avaliação

A avaliação inclui: a participação do aluno nas discussões em aula (20%); a apresentação e discussão oral de um tema de investigação (30%) e elaboração de trabalho escrito (50%).

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