
Ensino à Distância: Teoria e Prática
Código
722091069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Desenvolver conhecimento sobre questões teóricas no âmbito do ensino a distância;
b) Adquirir conhecimentos sobre textualidade e hipertextualidade;
c) Ler textos e obras de referência;
d) Associar problemáticas estudadas a tópicos pertinentes sobre práticas de leitura e escrita;
e) Desenvolver competências de investigação autónoma no domínio dos métodos e ferramentas de gestão e manutenção de sítios web.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Tema 1: Modelos, Teorias e Práticas de EaD
Tema 2: Materiais e Relação Pedagógica
Tema 3 : Tutoria
Tema 4: Avaliação em EaD
Bibliografia
Keegan, D. (1996). Foundations of Distance Education. London: Routledge.
Lewis, R. (1984). How To Tutor and Support Learners. London: Council for Educational Technology.
Peters, O. (1998). Learning and Teaching in Distance Education – Analyses and Interpretations from an International Perspective. London: Kogan Page.
Rowntree, Derek (1990). Teaching Through Self-Instruction: How to develop open learning Materials. Revised Edition. London: Kogan Page.
Morgan, C., & O´Reilly, M. (1999). Assessing Open and Distance Learners. London: Kogan Page.
Método de ensino
A metodologia será activa e participativa, com dinâmicas de grupo, quer presencial quer online. As sessões assíncronas serão dedicadas à exploração dos conteúdos teóricos. As sessões síncronas serão dinamizadas com debates e simulações.
Método de avaliação
Avaliação:
.. Participação e empenho nos trabalhos realizados ao longo das aulas (20%)
.. Produção de conteúdos para uma unidade didáctica de 10horas, que inclui:
.. Desenvolvimento de um manual de estudo independente (30%)
.. Desenvolvimento de exercícios e actividades (min 4) – (25%)
.. Configuração de um ambiente de aprendizagem moodle – (25%)