Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Portuguesa Contemporânea - 1. semestre

Código

722091081

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Paula Cristina Costa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Definir e problematizar os conceitos de literatura moderna, contemporânea, clássica.

Estudar alguns escritores portugueses nos seus diálogos entre o clássico e o contemporâneo: de Cesário Verde a Fernando Pessoa; de Cesário a Cesariny, Sophia, Nuno Júdice, Paulo José de Miranda, entre outros poetas contemporâneos. Estudar «Viagem à Índia» de Gonçalo M. Tavares, nos seus diálogos com Camões, Homero e James Joyce.

A partir da análise destes textos clássicos e contemporâneos, desenvolver as capacidades críticas necessárias dos alunos para reflectirem e investigarem sobre o contemporâneo, não apenas como uma categoria histórica, mas também estética.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

I

A Poesia Portuguesa Contemporânea: problemas de definição
Moderno/Pós-Moderno; Clássico/Contemporâneo


II
De Cesário Verde a Fernando Pessoa: Modernismo/Modernidade. O Contemporâneo.
De Cesário Verde a outros poetas portugueses: Cesariny, Sophia, Nuno Júdice….
De Cesário Verde a Paulo José de Miranda: da poesia à ficção

III
De Homero, Camões, Joyce a Gonçalo M. Tavares: da epopeia clássica à «contra-epopeia» contemporânea
De Ulisses a Bloom: várias errâncias

Bibliografia

Agamben, Giorgio, «O que é o Contemporâneo?», in Nudez, Lisboa, Relógio D`Água, 2010

Baudelaire, Charles, «Modernidade», in O Pintor da Vida Moderna, Lisboa, Vega, 2006

Calvino, Italo, «Porquê ler os clássicos» in Porquê ler os clássicos, lisboa, Teorema, 1994

Tavares, Gonçalo M. Viagem à Índia, Lisboa, Caminho, 3ª ed., 2011

Verde, Cesário, O Sentimento dum Ocidental»; «De Tarde», «Contrariedades» in Cesário Verde, Obra Completa, Lisboa, Livros Horizonte, 1992

Método de ensino

Exposição e problematização de conceitos teóricos. Análise de textos. Discussão oral de alguns aspectos, temas dos textos.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho de investigação (20 pps.) resultante de uma pesquisa autónoma supervisionada pelo docente.

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