
O Tempo das Mulheres - 1. semestre
Código
722091090
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Maria Isabel Henriques de Jesus (IPS/ESE Setúbal)
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dominar conceitos fundamentais das teorias feministas como: mulher, feminismo, feminino, sexo, género ou identidade e reconhecer as perspectivas a eles associadas.
Saber formular questões pertinentes ligadas à temática das mulheres e/ou do género, assim contribuindo para a análise da questão: o que significa ser mulher?
Identificar os acontecimentos sociais e políticos que conduziram ou estiveram relacionados com a emergência dos movimentos de mulheres nos finais do século XIX e no século XX.
Compreender o (s) pensamento(s) feminista(s) associado às diferentes \"vagas\" e relacioná-lo com as diferentes teorias sociais dominantes.
Reconhecer as particularidades dos movimentos feministas e as rupturas e as rupturas introduzidas nas dinâmicas sociais dominantes.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Ideia de tempo e sua relação com os estudos sobre as mulheres
A aurora do feminismo europeu Feminino e feminismo: particularidades e contextos de surgimento e de desenvolvimento, nomeadamente no Portugal do séc. XX
Movimentos sociais com maior impacto na emergência dos feminismos
Feminismos de segunda vaga: a emancipação do corpo; a libertação da palavra;
Apropriação/desconstrução do(s) discurso(s) dominantes: feminismo(s) e rupturas epistemológicas Universalismo/diferencialismo/essencialismo
A construção da identidade \"mulher/mulheres\"
Novas tendências: estudos queer, estudos pós-coloniais, estudos sobre a identidade
Bibliografia
CASTRO, Zília e ESTEVES (dir.), João, Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX), Lisboa, Horizonte, 2005.
OFFEN, Karen, European Feminism 1750-1950, Standford, Stantford University Press, 2000
VAQUINHAS, Irene, «Breve reflexão historiográfica sobre a história das mulheres em Portugal: o século XX», Faces de Eva, Estudos sobre a Mulher, nº 3, 2000, pp. 81-101.
ESTEVES, João Gomes, A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Uma organização política e feminista (1909-1919), Lisboa, Organizações não governamentais do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Lisboa, 1991.
GOUGES, Olympe de, Oeuvres, Mercure de France, 1986.
Método de ensino
A diversidade de origem científica e de experiência profissional dos/das estudantes obriga a uma metodologia activa e muito participada, em que a troca de experiências vivenciais se transforma em recurso de aprendizagem.
Usam-se vários textos que se distribuem previamente e que são posteriormente trabalhados em aula.
Momentos expositivos intercalam com a análise de materiais (textos, ilustrações, revistas, expressões artísticas,...) que podem ser analisados em grupo ou individualmente.
Método de avaliação
A avaliação é contínua a partir de pequenos produtos construídos ou intervenções em aula e culmina na redacção de um ensaio. Posteriormente, os ensaios individuais são apresentados e discutidos na turma o que constitui um rico e diversificado momento de aprendizagem para todos/todas.