
Escrita para Cinema e Televisão
Código
722091153
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Neste seminário tentaremos num primeiro momento identificar a função, características e
(des)obediência a modelos de um argumento cinematográfico. Comparando-o com outros tipos
de textos, falaremos da sua especificidade e estatuto num dado contexto de produção. Entre
regras, receitas e subversões, serão abordadas questões como a estrutura narrativa, a
construção de personagens, a descrição e os diálogos. O problema mais vasto da tensão e
continuidade entre a escrita e a imagem constituirá o segundo momento do seminário. Essa
heterogeneidade de base será olhada a partir das questões de autoria e do confronto entre
argumento e mise en scène levantados pelos críticos e depois cineastas da Nouvelle Vague, bem
como através da leitura e análise de um conjunto de textos críticos (de Cavell, Rivette e Daney,
entre outros), que partilham com os guiões alguns desafios: contar/descrever o que se viu/vai
ver. Procuraremos, finalmente, identificar as ideias de cinema em jogo quer nos textos, quer nos
filmes. Todo este trabalho atravessará e acompanhará o visionamento e análise de quatro obras:
North by Northwest de Alfred Hitchcock, Viaggio in Italia de Roberto Rossellini, Le Pont du Nord
de Jacques Rivette e This Is Not a Film de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, numa abreviada
viagem sobre viagens pela segunda metade da História do Cinema.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação