Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Fundamentos dos Estudos Visuais - 1. semestre

Código

7220911668

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Vitor Manuel Guerra dos Reis

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Gerais:
—Adquirir conhecimentos científicos fundamentais relativamente à área designada, em termos latos, por Estudos Visuais e
compreender a sua tripla natureza: multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
—Adquirir uma compreensão histórica dos Estudos Visuais a partir da sua filiação e autonomização da História da Arte e dos
Estudos Culturais e da sua relação operacional com domínios conexos (como cultura visual, estudos de género, estudos queer,
estudos coloniais, etc.);
—Compreender diferentes aproximações à problemática da imagem na cultura visual contemporânea, em particular, através das
inter-relações entre arte, ciência e tecnologia.
Específicos:
—Adquirir uma compreensão crítica sobre os cruzamentos entre o papel da imagem, do observador e da cultura visual na época
contemporânea;
—Compreender o papel que o visual e o visível desempenham na cultura visual moderna;
—Avaliar o papel primordial da cultura visual nos processos de globalização e transnacionalização;
—Compreender e articular o impacto da globalização nos conceitos de cultura, identidade e lugar;
—Desenvolver competências próprias de análise e compreensão da imagem no âmbito dos Estudos Visuais.

Pré-requisitos

Conteúdo

PARTE I: O OBSERVADOR
1.1.Estudos Visuais: uma introdução científica
1.2.As imagens e o observador: emoção e rapto
1.3.As imagens do observador: figuração e desfiguração
1.4.O olhar do observador: construção e transformação
PARTE II: A IMAGEM
2.1.Visualidade: o visível e o invisível
2.2.Significação: o visual e o textual
2.3.Representação: a substituição e a simulação
2.4.Ilusão: a ficção e o conluio
2.5.Profundidade: a janela e o ecrã
PARTE III: A CULTURA VISUAL
3.1.As imagens e o mundo: o natural e o artificial
3.2.As imagens do mundo: o verdadeiro e o falso
3.3.Um mundo de imagens: idolatria e iconoclastia
3.4.Da cultura de imagens à cultura visual: disseminação, contaminação e crise

Bibliografia

AUMONT, Jacques. 1990. A Imagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.
ELKINS, James. 2008. Six Stories from the End of Representation: Images in Painting, Photography, Astronomy, Microscopy,
Particle Physics, and Quantum Mechanics, 1980-2000. Stanford: Stanford University Press.
FREEDBERG, David. 1989. The Power of Images: Studies in the History and Theory of Response. Chicago: University of Chicago
Press.
GOMBRICH, E. H. 1960. Art and Illusion: A Study in the Psychology of Pictorial Representation. 5a ed. Londres: Phaidon Press,
1994.
MIRZOEFF, Nicholas. 1999. An Introduction to Visual Culture. Londres e Nova York: Routledge.
MITCHELL, W. J. T. 1986. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: Chicago University Press.
SOLSO, Robert L. 1994. Cognition and Visual Arts. Cambridge (MA.): The MIT Press.
ZEKI, Semir. 1999. Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain. Oxford: Oxford Univ. Press.

Método de ensino

Pelo seu carácter de unidade curricular teórica, as aulas assentarão na exposição oral e na observação e/ou audição de imagens
projetadas, de excertos videográficos e sonoros, ou no recurso a outros materiais audiovisuais. Ao mesmo tempo, procurar-se-á
suscitar a participação dos alunos por via do diálogo e da discussão aberta, da colocação de questões e do esclarecimento de
dúvidas. As aulas serão acompanhadas, sempre que necessário, de textos ou imagens fundamentais.

Método de avaliação

A avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação nas aulas, com um peso de 20% na nota final) e na
avaliação periódica (realização de dois ensaios, com um peso de 80% na nota final). A avaliação periódica envolve a realização
de um curto ensaio escrito (Ensaio 1) e de um segundo ensaio mais desenvolvido (Ensaio 2). Têm um peso, respectivamente, de
40% (Ensaio 1) e de 60% (Ensaio 2) na nota final, sabendo que a não apresentação de qualquer um deles equivale a uma nota
de 0 valores nessa avaliação. O âmbito, os objetivos, a extensão e as regras de apresentação cada um dos ensaios serão
apresentados no início do semestre.

Cursos