
Fotografia Contemporânea - 1. semestre
Código
7220911671
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
António Sérgio Mah Alves da Silva
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
1.Identificar e analisar os temas e questões emergentes no domínio da fotografia contemporânea
2.Relacionar as tendências ao nível dos conceitos, géneros e categorias de prática visual
3.Reconhecer e compreender as condições de exibição das artes visuais em torno do fotográfico.
4.Conhecer e aplicar metodologia(s) de Projecto específicas da produção fotográfica;
5.Explorar as potencialidades criativas da fotografia;
6.Adequar, em progressiva autonomia, processos e estratégias de trabalho.
Pré-requisitos
Conteúdo
O programa procura analisar características, derivações e combinações nos domínios da teoria e prática da imagem em contexto
artístico, através de focagens sobre tendências recentes nos planos conceptual, estético e técnico.
Um primeiro grupo de conteúdos incide sobre certas inclinações e actualizações temáticas (e.g., tempo e movimento, história e
memória, quotidianidade, espacialidade e lugar), bem como uma visão crítica dos géneros e categorias artísticas. Estes
conteúdos articulam-se com a análise de textos de referência e com a realização de projectos fotográficos. Por fim, serão
abordadas várias questões relacionadas com as formas e dispositivos de apresentação/exposição/exibição de trabalhos
fotográficos.
Bibliografia
AAVV, (1997) Indiferencia e Singularidad: La fotografia en el pensamiento artístico contemporáneo, Barcelona, Museu d´Art
Contemporani de Barcelona
Batchen, Geoffrey, Burning with desire, Cambridge, MIT Press, 1999
Baqué, Dominique (1998), La photographie plasticienne. Un art paradoxal, Paris, Regard
Krauss, Rosalind, (1990), O fotográfico, Barcelona, Gustavo Gili, 2002
Roberts, John (1998), The Art of Interruption, Manchester, MUP
Squiers, Carol (1990), The Critical Image, Seattle, Bay Press
Tratchenberg, Allan, Ensaios sobre a Fotografia. Lisboa: Orpheu Negro, 2014
Wells, Liz (1997), Photography: A Critical Introduction, Londres, Routledge
Método de ensino
A estrutura de temas e conteúdos consubstancia um amplo e diversificado exercício prático da fotografia, procurando consolidar
o conhecimento dos seus procedimentos e materiais mais essenciais, como também as derivações estéticas e expressivas
intrínsecas a este campo peculiar de práticas da imagem.
Em termos gerais, são propostos três tipos de actividades lectivas: «actividades expositivas» predominantemente vocacionadas
para a aprendizagem dos temas, princípios e conteúdos definidos na estrutura do programa; «actividades práticas»
preferencialmente vocacionadas para a aplicação e exercitação dos conhecimentos relativos a procedimentos e técnicas
fotográficas, em articulação com os parâmetros de representação dos géneros fotográficos; e, por fim, «actividades de orientação
e análise» para discussão em torno dos aspectos criativos e conceptuais.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá fundamentalmente em conta (1) a participação e aprendizagens demonstradas nas aulas e (2) a
qualidade (considerando a criatividade, metodologia, execução e fundamentação) dos projectos fotográficos caso os alunos
queiram exercitar a vertente prática, ou um ensaio no caso de optarem pela vertente teórica e crítica.