
Teoria da Fotografia e do Filme - 2. semestre
Código
7220911672
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
A unidade curricular tem por objetivo dar a conhecer e discutir as principais problemáticas da ontologia da Fotografia e do Filme,
tanto na atualidade como ao longo da história destes media. Propõe-se analisar textos constitutivos do pensamento crítico sobre
a fotografia e o filme, numa seleção caracterizada pela diversidade de propostas disciplinares, que vão da Teoria dos Media à
Semiologia, da Filosofia à Antropologia, da História à Teoria da Imagem e à História da Arte, considerando as diferentes
influências epistemológicas que enformaram as ciências sociais e humanas pós-modernas (Cultura Visual, Feminismo, Estudos
Culturais, Marxismo e Freudismo, Arqueologia e Genealogia). Procurar-se-á situar os contributos do pensamento fotográfico e
fílmico nas teorias e práticas da imagem, mapeando o campo em torno de determinadas problemáticas privilegiadas, que
poderão variar, tais como: visão monocular/ visão estereoscópica; documental/ficcional; tempo simultâneo/tempo sucessivo;
subjetividade/objetividade/alteridade; analógico/digital; etc.
Pré-requisitos
Conteúdo
1.Pensar o foto-filmico: fotografia e filme. Epistemologias e metodologias.
2.O digital e a ontologia da fotografia e do filme. Pensar a partir do presente.
3.A recepção crítica da fotografia e do filme no momento da sua emergência a partir de textos selecionados.
Bibliografia
BANDA, Daniel & MOURE, José.2008. Le Cinéma: naissance d’un art, 1895-1920. Paris: Flammarion.
BARTHES, Roland. 2008. A Câmara clara. Nota sobre a fotografia.Tradução de Manuela Torres. Lisboa: Edições 70.
BATCHEN, Geoffrey (edition). 2009. Photography degree zero. Reflections on Roland Barthes’s Camera Lucida. Cambridge,
Massachusetts: MIT Press.
CAMPANY, David. 2008. Photography and Cinema. London: Reaktion Books.
CRARY, Jonathan. 1990. Techniques of the Observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Massachusetts and
London, England: MIT Press.
DELEUZE, Gilles. 1983-85. L’Image-Mouvement. Cinéma 1./ L’image-Temps. Cinema 2. Paris: Les Éditions de Minuit.
ELKINS, James (edition). Photography Theory. The art seminar collection. London and New York: Routledge.
MEDEIROS, Margarida (edição). 2016. Fotogramas. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Documenta.
Método de ensino
Recorre-se ao seminário como método principal para privilegiar uma aprendizagem participativa. Isto significa que,
antecipadamente, se disponibilizarão os textos a debater em cada sessão de modo a que os formandos e formandas os possam
ler previamente. Será dado um guião de leitura com algumas questões básicas a debater em cada caso. A cada temática em
destaque, associar-se-á um conjunto de práticas fotográficas e/ou filmícas, históricas e/ou contemporâneas, que se pretendem
interpelativas das diferentes questões em análise e que serão mostradas e comentadas em aula. Em certos momentos existirão
algumas aulas mais expositivas, como complemento da aprendizagem.
Método de avaliação
1) Cada aluno/a terá um número mínimo de leituras a preparar, o que será combinado de acordo com o número de participantes
e o número de sessões. Estas estruturam a participação, embora todos e todas possam sempre intervir nas discussões. 2)
realização de um ensaio final de 3000 palavras aproximadamente.