Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Política da Fotografia: Estudos de Imagem no século XIX e XX - 2. semestre

Código

7220911674

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Neste curso pretende-se desenvolver a análise da imagem, no âmbito da sua criação e teorização, na perspetiva da sua
utilização política e ideológica, em contextos históricos determinantes, ao longo do século XIX e XX.
Partindo de textos e/ou corpos de trabalhos específicos serão desenvolvidas leituras analíticas e críticas de momentos cruciais
na história da fotografia do seculo XIX e XX, que tiveram importantes contributos em determinados contextos históricos e cujas
repercussões seriam determinantes para uma linguagem moderna e pós-moderna da imagem e do seu âmbito político.

Pré-requisitos

Conteúdo

1.Fotografia de paisagem e Identidade Nacional no século XIX.
2.Fotografia e a Nova Visão
3.Fotografia e Guerra
4.Fotografia e Propaganda
5.Fotografia Humanista e Imperialismo
6.Fotografia Crítica e Ativismo na década de 60/70

Bibliografia

Friedrich, Ernst (1924) – Krieg dem Kriege (Guerra à Guerra). Via:
https://issuu.com/samzdat/docs/ernst_friedrich_krieg_dem_kriege__g
Sekula, Allan (1973) – The Instrumental Image – Steichen at War Via https://archive.org/stream/AllanSekulaPhotographyAgainstT
heGrainEssaysAndPhotoWorks1973-1983/Allan+Sekula+-E2%80%931983_djvu.txt
TURNER, Fred - The Family of Man and the Politics of Attention in Cold War America in Visual Culture, via:
https://fredturner.stanford.edu/wp-content/uploads/Turner-Family-of-Man-PC-24.11.pdf
ROSLER, Martha (DATA?) - In, around, and afterthoughts (on documentary photography). Via:
http://web.pdx.edu/~vcc/Seminar/Rosler_photo.pdf
Spence, Jo (2015) La política de la fotografia in Aún No- Sobre la Reinvención del Documental y la Crítica de la Modernidad.
Ensayos y Documentos (1972-1991). Museo Nacional. Centro de Arte Reina Sofia, 2015, pp. 114-116.
KRAUSS, Rosalind, “Photography´s Discursive Spaces: Landscape/ViewAuthor(s)”. Art Journal, Vol. 42, No. 4.

Método de ensino

As aulas terão a forma de seminário, permitindo a troca de reflexões em torno das matérias do programa.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre um ensaio no qual se cruzam as matérias lecionadas. Será tida em conta a participação na aula (20%),
a crítica (20%) e o ensaio escrito (60%)

Cursos