
Neurociências da Linguagem (ICS-Católica) - 2. semestre
Código
7220911676
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
5
Professor responsável
Alexandre Castro Caldas (ICS-Católica), Ana Mineiro (ICS-Católica), Filipa Ribeiro (ICS-Católica), Sofia Lynce de Faria (ICS-Católica)
Horas semanais
1,5 letivas + 0,5 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
- Conhecer os vários tópicos que se reportam à linguagem numa perspetiva
neurobiológica;
- Adquirir sentido crítico no que respeita os temas desenvolvidos;
- Conhecer de forma prática os métodos utilizados no estudo da linguagem no
cérebro.
Pré-requisitos
Conteúdo
1.1. Evolução da linguagem na espécie humana
1.2. Linguagem e neurociências
1.3. Modalidades da linguagem humana
2.1. Aspetos fundamentais da neurobiologia da linguagem humana
2.2. Especialização hemisférica e processamento da linguagem
2.3. Interações entre linguagem e outras funções executivas
2.4. Linguagem e lesões
3.1. Métodos comportamentais para o estudo da linguagem
3.2. A importância da neuroimagem no estudo da linguagem
Estudaremos as bases neurais da linguagem e outras funções cognitivas. Em
particular perguntar-nos-emos como é que os humanos produzem e compreendem
enunciados, assim como quais as várias formas de ordenar as palavras nas frases e
como é que os diferentes significados são transmitidos pelas diferentes estruturas.
Estes caminhos diferentes encontram-se ligados pelo papel do córtex frontal no
processamento e sequenciação da linguagem e na interacção entre linguagem e
outras funções cognitivas. Ressaltaremos também o papel da linguagem na
modelação do seu uso.
Bibliografia
Benitez Burraco, A., Mineiro, A., & Castro Caldas, A. (2014). The emergence of
modern communication in primates: a computational approach. In O. Pombo & N.
Gonthier (Eds), The Evolution of Social Communication in Primates: a
multidisciplinary approach, Series Interdisciplinary Evolution Research (pp. 289-312).
New York: Springer.
Corina, D. P., San Jose, L., Ackerman, D., Guillemin, A., & Braun, A. (2000). A
comparison of neural systems underlying human action and American Sign Language
processing. Journal of Cognitive Neuroscience, supplement, 414-447.
Castro-Caldas A. (2016). What the illiterate brain tells the deaf brain, In M.
Marschark & P. Spencer (Eds), The Oxford Handbook of Deaf Studies in Language:
Research, Policy, and Practice (pp. 288-296). New York: Oxford University Press.
Stemmer, B., & Whitaker, H. (2008). Handbook of the Neuroscience of Language. San
Diego, USA: Elsevier.
Método de ensino
A metodologia de ensino será expositiva e desdobrar-se-á em aulas teóricas e
práticas, alternadamente. Caso necessário, os alunos poderão ter orientações
tutoriais.
O ensino será teórico-prático, sendo o módulo 3 elaborado através de seminários
com especialistas na área.
Método de avaliação
A avaliação compreende a participação do aluno em sala de aula (30%) e um teste
final sobre os conteúdos programáticos (70%). O teste será de escolha múltipla
contendo 20 questões. Os alunos que reprovarem ou que pretenderem fazer
avaliação para melhoria de nota irão realizar um teste de escolha múltipla contendo
40 perguntas, que valerá 100%.