
História das Relações Luso-Alemãs
Código
722101020
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
Desenvolver a capacidade de reflectir criticamente sobre as identidades nacionais no contexto europeu;
Compreender o período dos fascismos europeus;
Compreender as várias conjunturas políticas da História dos dois países;
Adquirir as competências para discutir as interacções políticas, culturais e científicas entre a Alemanha e Portugal durante a primeira metade do séc. XX;
Ser capaz de apresentar oralmente e por escrito os resultados da investigação individual.
Pré-requisitos
não aplicável
Conteúdo
Relações Luso-Alemãs, 1933-45
1. Relações Luso-Alemãs no contexto europeu: uma perspectiva global
2. Fascismos Europeus: nationalismo radical e relações internationais
3. O papel da Política da Ciência e da Cultura no relacionamento luso-alemão
4. Afinidades, motivações e interesses comuns, 1933-45
Bibliografia
Berger S (2007) Writing the Nation: A Global Perspective. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Clara F & Ninhos C (eds) (2014) A Angústia da Influência. Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945. Frankfurt am Main: Lang.
Lopes M dos S, Knefelkamp U & Hanenberg P (1995) Portugal und Deutschland auf dem Weg nach Europa = Portugal e a Alemanha a caminho para a Europa. Pfaffenweiler: Centaurus-Verlagsgesellschaft.
Oliveira Marques AHR, Opitz A & Clara F (eds) (1996) Portugal - Alemanha - África: Do Imperialismo Colonial ao Imperialismo Político. Actas do IV Encontro Luso-Alemão. Lisboa: Edições Colibri.
Pimentel IF & Ninhos C (2013) Salazar, Portugal e o Holocausto. Lisboa: Temas e Debates: Círculo de Leitores.
Rosas F & Brito JMB de (1996) Dicionário de história do Estado Novo. Venda Nova: Bertrand Editora.
Torgal LR (2009) Estados novos, Estado Novo: ensaios de história política e cultural. Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra.
Método de ensino
Exposição e problematização de conceitos teóricos; análise e discussão de temas, textos e imagens; supervisão tutorial dos trabalhos de investigação temática e bibliográfica sobre os conteúdos programáticos. É esperada uma participação activa dos estudantes nas discussões.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Avaliação contínua com base nas discussões dos textos. Apresentação oral individual de um autor, ensaio, livro ou tópico (30%); elaboração de trabalho de investigação (5000 palavras) resultante de pesquisa autónoma (70%).