Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literaturas Ibero-Americanas Comparadas - 2. semestre

Código

722111041

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

10

Professor responsável

Isabel Rute Araújo Branco

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português-Espanhol

Objectivos

a) Adquirir uma preparação no conhecimento das Narrativas Fundacionais de algumas literaturas ibero-americanas e o seu papel nas construções Identitárias das respectivas nacionalidades.
b) Conhecer os contextos, de vária ordem, que determinam aquelas construções.
c) Estudar os textos propostos com vista a preparar uma investigação pessoal.
d) Conhecer bibliografia crítica sobre os temas estudados.
e) Produzir trabalhos de análise textual e de reflexão teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos.
f) Realizar um projecto de investigação e produzir uma monografia onde o mesmo será desenvolvido, a qual será também apresentada e discutida oralmente.

Pré-requisitos

Conhecimentos de nível médio de língua espanhola

Conteúdo

Narrativas Fundacionais e Construções Identitárias:
- A Literatura Comparada: história, teoria e métodos.
- O papel das literaturas iberoamericanas na (re)construção das identidades.
- Língua e culturas nacionais.
- Conto, memória e narração.

Corpus literário e ensaístico: Cuentos cortos, de César Vallejo. Obras completas (y otros cuentos), de Augusto Monterroso. Montevidianos, de Mario Benedetti. Canto General, de Pablo Neruda. Las venas abiertas de América Latina, de Eduardo Galeano. Civilización y barbarie. Vida de Facundo Quiroga, de Domingo Faustino Sarmiento. Nuestra América, de José Martí. Ariel, de José Enrique Rodó. El laberinto de la soledad, de Octavio Paz. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial, de Walter Mignolo.

Bibliografia

FUENTES, Carlos. 1990. Valiente mundo nuevo. Épica, utopia y mito. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores.
LAS CASAS, Bartolomé de. 1552. Breve relación de la destrucción de las Indias Occidentales. Sevilla. [Das muito cuidadas edições recentes, ver, por exemplo a de Trinidad Barrera, de 2005. Madrid: Alianza Ed., El libro de bolsillo]
MIGNOLO, Walter D. 2007. La idea de America Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.
SANTIAGO, Silviano. 2006. As Raízes e o Labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de problemas literários.

Método de avaliação

Método de avaliação
1- Apresentações orais, nos seminários, de leituras e de resultados de investigações em torno dos objectivos do seminário e a sua discussão em grupo (40%);
2- apresentação escrita e discussão oral de um trabalho final, individual, incluindo bibliografia (de 12 a 15 páginas), cujo projecto e elaboração são orientados pela docente (60%).




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