
Funcionamento da Língua
Código
722131085
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
i) dominar instrumentos adequados para a descrição e análise linguística;
ii) dominar a metalinguagem necessária à explicitação do conhecimento gramatical;
iii) descrever aspetos fundamentais do funcionamento da língua portuguesa a nível fonológico, morfológico, sintático e semântico;
iv) aplicar, de forma crítica, os conhecimentos adquiridos à análise de novas formas linguísticas.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. Modelos de descrição gramatical e instrumentos de análise
2. As diferentes componentes da gramática:
2.1. Fonética e Fonologia
2.2. Morfossintaxe
2.3. Semântica
3. Aplicação de modelos de descrição gramatical à análise de formas e estruturas do português:
3.1. Estrutura argumental
3.2. Pronominalização
3.3. Concordâncias
3.4. Estruturas básicas e derivadas (passivas e relativas)
Bibliografia
Leo Wetzels, Sergio Menuzzi & João Costa (eds.) (2016) The Handbook of Portuguese Linguistics. Wiley Blackwell.
Martins, Ana Maria & Ernestina Carrilho (eds.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin: Walter de Gruyter.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, Isabel Hub Faria et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo Paiva et al (eds) (2013) Gramática do Português. Lisboa: FCG.
Método de ensino
Os seminários terão uma componente teórica (aulas expositivas) e uma componente prática. O trabalho prático inclui a análise comparativa de obras de descrição gramatical e a análise de dados linguísticos, levando os alunos a retirar conclusões, a fazer generalizações descritivas, e a desenvolver a capacidade de argumentação. Serão propostos exercícios de observação e análise linguística e exercícios de resolução de problemas.
Método de avaliação
No final da unidade, prevê-se um teste escrito de avaliação global dos conhecimentos.