Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. e 2. semestre

Código

722131101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves, Susana Mesquita de Deus Correia

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teóricos de aquisição e propriedades do desenvolvimento linguístico em diferentes componentes da gramática.
2. Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como os dados de desenvolvimento linguístico típico e atípico fornecem evidência para a modularidade do sistema gramatical e para a discussão de hipóteses teóricas sobre o funcionamento da linguagem.
3. Desenvolver a capacidade de refletir sobre a forma como as hipóteses teóricas em linguística permitem uma melhor caracterização de perturbações da linguagem.
4. Desenvolver a capacidade de comparar a aquisição de diferentes estruturas em diferentes línguas e em diferentes populações, identificando processos comuns e diferenciados no desenvolvimento linguístico.
5. Identificar perturbações do desenvolvimento linguístico e marcadores clínicos de perturbações da linguagem na criança.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

Serão explorados diferentes tópicos relativos à aquisição da linguagem, contrastando desenvolvimento típico e atípico.
Os tópicos incluem:
1. Revisão dos principais modelos teóricos de aquisição da linguagem e a forma como consideram o papel do input e de mecanismos internos ao indivíduo.
2. Identificação de etapas de desenvolvimento típico em diferentes componentes da gramática (fonológica, morfológica, sintática e semântico-pragmática).
3. Perturbações da linguagem na criança
3.1. tipologia
3.2. caracterização de Perturbação Específica da Linguagem
3.3. possíveis marcadores clínicos de perturbações da linguagem e diferenças interlinguísticas
3.4. desenvolvimento modular das diferentes componentes e seletividade das estruturas afetadas
3.5. comparação da aquisição de estruturas específicas em diferentes populações (PEL, perturbações do espectro do autismo, síndrome de Down), nos domínios da morfossintaxe e da pragmática.

Bibliografia

Bishop, D. & L. Leonard, eds. (2000) Speech and Language Impairments in Children. Causes, Characteristics, Intervention and Outcome. London/New York: Psychology Press.
Castro, S. L. & I. Gomes (2000) Dificuldades de Aprendizagem da Língua Materna. Lisboa: Univ. Aberta.
Damico, J. S., N. Müller & M. J. Ball, eds. (2010) The Handbook of Language and Speech Disorders. Wiley-Blackwell.
Fletcher, P. & B. MacWhinney, eds. (1995) The Handbook of Language Acquisition. Cambridge: Blackwell Publishers.
Freitas, M. J. & A. L. Santos, orgs. (2017) A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences. Berlim: Language Science Press.
Guasti, M. T. (2016) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press, 2ª edição.
Lust, B. (2006) Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press.
Schwartz, R. G., ed. (2009) Handbook of Child Language Disorders. New York: Psychology Press.

Método de ensino

As aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática, com aulas expositivas, sessões de análise de produções infantis e discussão de artigos científicos.

Método de avaliação

A avaliação contemplará: i) uma ficha de leitura de um artigo científico (30%); ii) análise de produções de crianças (40%); iii) um exercício com questões para reflexão (30%).

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