Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre

Código

722131102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Fiéis, Ana Maria Lavadinho Madeira, Maria Sousa Lobo Gonçalves

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreender a complexidade e pluralidade de contextos multilingues
2. Conhecer a legislação sobre multilinguismo e educação em contextos multilingues
3. Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues
4. Desenvolver estratégias promotoras de desenvolvimento multilinguístico equilibrado
5. Compreender as dificuldades de diagnóstico de perturbações da linguagem em crianças multilingues

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1. Conceitos de bilinguismo e multilinguismo; caracterização de diferentes contextos de bilinguismo e multilinguismo
2. Multilinguismo e políticas de língua: legislação e documentos orientadores sobre direitos linguísticos e educação multilingue
3. Desenvolvimento linguístico bilingue e multilingue: caracterização
4. Multilinguismo e educação: práticas integradoras
5. Multilinguismo e perturbações da linguagem

Bibliografia

Abello-Contesse, C. et al. (eds.) (2013) Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Bristol/NY/Ontario: Multilingual Matters
Bhatjia, T.K. & W.C. Ritchie (2012) The Handbook of Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell, 2ª ed.
Baker, C. (2011) Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. Bristol/NY/Ontario: Multilingual Matters. 5ª ed.
Bialystok, E. (2001) Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. New York: Cambridge University Press
De Houwer, A. (2009) An Introduction to Bilingual Development. Bristol/NY/Ontario: Multilingual Matters
De Houwer, A. (2009) Bilingual First Language Acquisition. Bristol/NY/Ontario: Multilingual Matters
Edwards, J. (1994) Multilingualism. London: Routledge
Edwards, J. (2009) Language Diversity in the Classroom. Bristol/NY/Ontario: Multilingual Matters
Thomas, W. & V. Collier (1997) School effectiveness for language minority students. Washington, D. C. National Clearinghouse for Bilingual Education

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática (60%-40%), com uma forte componente participativa da parte dos alunos. A componente prática incluirá a descrição e a análise de estudos de caso, e a apresentação e discussão de textos e de trabalhos dos alunos.

Método de avaliação

Métodos de avaliação:
1. Pequenos trabalhos realizados ao longo do semestre (30%)
2. Apresentação de um trabalho de investigação:
- trabalho escrito (60%)
- apresentação oral e discussão do trabalho (10%)

Cursos