
Didática do Latim II - 2. semestre
Código
722160084
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
5
Professor responsável
Maria do Rosário Laureano Santos
Horas semanais
1,5 letivas + 0,5 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir saberes e competências na área da didática do Latim; b) Desenvolver métodos e técnicas de pesquisa e de argumentação nesta área de estudos;
c) Abordar aspectos específicos da didática do Latim, especialmente no que se refere ao ensino da gramática e do vocabulário, às técnicas de análise textual e à tradução;
d) Elaborar a planificação de unidades didáticas.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. A presença do Latim no Português atual;
2. Os Manuais de Latim no Ensino Secundário.
3. Aspectos específicos no processo de ensino/aprendizagem do Latim: a leitura dos textos; a abordagem dos diferentes conteúdos: gramaticais, civilizacionais, culturais; a utilização do dicionário; a tradução e a interpretação dos textos.
4. Estudo de alguns textos de autores dos programas do Ensino Secundário e elaboração de novos materiais didáticos.
6. A planificação da prática lectiva e a avaliação da prática pedagógica.
Bibliografia
1. As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino. Actas – Vol. I e II. Coimbra, 1993-1995.
2. As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino. Actas. Aveiro, 1996.
3. Cambridge Latin Course. Cambridge: University Press, 1970-1971.
4. FARIA, E., Introdução à Didáctica do Latim. Rio de Janeiro: Livraria Académica, 1959.
5. FRANCISCO, J. Angel de (coord.), Lenguas Modernas y Latín. Valência: Universidad de Valencia/ Instituto de Ciencias de la Educación, 1985.
Método de ensino
Cada rubrica será objecto de uma apresentação geral por parte da docente, mas a aprendizagem basear-se-á fundamentalmente em trabalhos de pesquisa e de projecto elaborados pelos estudantes.
Método de avaliação
70 % para a planificação (trabalho final);
20 % para participação ativa nas aulas;
10 % para elaboração do dossier que inclua os principais temas e materiais do trabalho das aulas e do trabalho do estudante.