Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Orientação da PES em Ensino de Português no 3.º Ciclo Ensino Básico e Secundário e Latim no Ensino Secundário - 1. semestre

Código

722160085

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

5

Professor responsável

Helena Topa Valentim, Maria do Rosário Laureano Santos

Horas semanais

1

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto da componente não letiva, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

a) A atualidade do conceito de professor(a)-investigador(a).
b) Metodologias de investigação em ensino de línguas - português (língua primeira) e latim.
c) Objetivos e questões de investigação.
d) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
e) Instrumentos de auto-avaliação e prática reflexiva.
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.

Bibliografia

Bulea, E. & Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des enseignants. In : Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, pp. 43-60.

Bronckart, Jean-Paul (2007). Desarrollo del lenguaje y didática de las lenguas.
Buenos Aires: Miño y Dávila.

Bulwer, John (ed.) (2006). Classics Teaching in Europe. Londres: Duckworth.

Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.

Dolz-Mestre, J. (2016). As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 32(1), 237-260.

Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.

McNiff, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

Pittàno, Giuseppe (1983). Didattica del Latino. Milão: Bruno Mondadori.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação de línguas - português (língua primeira) e latim.
Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação e da prática de ensino-aprendizagem de português (língua primeira) e latim.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos da elaboração do projeto de trabalho de investigação a desenvolver.
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%).
Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar e elaboração do projeto de componente não-letiva (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Cursos