
Objectos, Identidades e Culturas - 1. semestre
Código
722170096
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Maria Filomena Silvano
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Realizar uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno das relações que se estabelecem entre os objectos, as identidades e a cultura.
2. Actualizar essa problemática em torno de exemplos concretos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Apresentação - “Cultura erudita”, “Cultura popular”, “cultura pop” – o desfazer das fronteiras. Objectos e identidades.
João Rui Guerra da Mata: \"morrer como um homem\" - objectos e construção de personagens cinematográficas.
João Pedro Rodrigues: \"Alvorada vermelha\" - filmar o craft.
Rita Almeida Filipe: Transposição dos objectos tradicionais para a contemporaneidade.
José António Fernandes Dias: negociações em torno de objectos indígenas na Amazónia.
Alexandre Melo: produção artística e identidade pessoal.
Joana Vasconcelos: objectos artísticos e saber artesanal. Cultura popular, identidade nacional e arte contemporânea.
Rui Ramos : arquitectura e projecto doméstico em Portugal.
Eduarda Abbondanza: moda e identidade.
Joaquim Pais de Brito : o Museu de Etnologia.
Philip Cabau: o trabalho “em movimento”: arte contra craft ?
João Pinharanda: o que é o povo? Arte e representação da nacionalidade.
Bibliografia
Ingold,T. 2013.Marcher avec les dragons.Bruxelles:Zones Sensibles.
Lévi-Strauss,C.1962.La Pensée sauvage.Paris:Plon
Kuchler,S. et Were, G. 2009. «Empathie avec la matière-Comment repenser la nature de l’action technique»,Techniques & Culture nº52-53: 190-211
Latour,B.1993.La clef de Berlin et autres leçons d’un amateur de sciences. Paris:La Découverte
Myers,F.2004.«Social agency and the cultural value(s) of the art object».Jornal of Material Culkture. Vol9(2):205-213
Miller,D.2005. «Introduction».In Materiality. D. Miller, dir. Pp.1-50. Durham:Duke University Press
Miller,D.2005. «Introduction».In Clothing as Material Culture. D. Miller et S. Küchler, dir. Pp.1-13. Oxford: Berg
Hansen,K.T.2004.«The world in dress: anthropological perspectives on clothing, fashion, and culture», Annual Review of Anthropology, vol.33:369-392
Warnier,J.P.,1996,Les processus et procédures d’authentification de la culture matérielle, Warnier, J.P. e Rosselin ed., Authentifier la marchandise – anthropologie critique de la quête d’authenticité, Paris, L’Harmattan, (9-38)
MARCOUX,J. S.The Refurbishment of Memory.In MILLER, Daniel (ed.), Home Possessions. Material Culture Behind Closed Doors.Oxford:Berg, 2001, pp. 69-86
Turgeon,L., 2007,La mémoire de la culture matérielle et la culture matérielle de la mémoire,Debary,O. E Turgeon, L. (Ed.) Objets & Mémoires, Paris, MSH editions, (13-36)
Método de ensino
Aulas expositivas introdutórias de apresentação da problemática.
Aulas de apresentação, feitas pelos autores, de obras e eventos.
Comentários críticos, baseados em bibliografia seleccionada pelo docente, feitos pelos estudantes a cada uma das apresentação dos convidados.
Método de avaliação
Avaliação: apresentação de textos e a assiduidade e participação nas discussões (50%). Ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas e com utilização de pelo menos seis referências constantes da bibliografia (50%).