
Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre
Código
722171269
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
45
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Demonstrar sentido de responsabilidade deontológica, participando de forma rigorosa, crítica e atenta nas atividades do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, nas atividades escolares propostas e com todos os diferentes interlocutores.
b) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, e didáticos na planificação, gestão e avaliação de planos curriculares e nas atividades de complemento curricular específicas do ensino da História.
c) Planificar respeitando o conhecimento científico, as orientações curriculares e a adequação aos estádios de desenvolvimento dos educandos.
d) Selecionar recursos diversificados, pertinentes e adequados, de forma gradualmente autónoma.
e) Promover o desenvolvimento de práticas pedagógico-didáticas motivadoras, conseguindo criar e explorar situações significativas.
f) Contribuir para a promoção de práticas valorizadoras e integradoras de diferentes saberes e culturas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática do currículo e programa de História.
c) Planificação de aulas e unidades de ensino.
d) Lecionação de aulas e unidades didáticas.
e) A adaptação de abordagens de ensino de História ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos.
f) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
g) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
h) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
i) Prática reflexiva e autoavaliação.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Educação para a cidadania intercultural.
l) A ética da profissão docente.
Bibliografia
BARCA, Isabel (Org.) (2011). Educação e consciência histórica na era da globalização. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação.
GÂMBOA, Rosário (2004). Educação, ética e democracia. A reconstrução da modernidade em John Dewey. Lisboa: Edições ASA.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estratégias de inovação. Lisboa: Edições ASA.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para Práticas Educativas. Lisboa: Edições Colibri.
Método de ensino
Supervisão numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma reflexão sobre a atividade docente e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal.
Método de avaliação
Avaliação contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.