Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Organização de Projetos Educativos em História - 1. semestre

Código

722171270

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Refletir sobre a instituição educativa e os seus atores
Analisar projetos educativos desenvolvidos e a desenvolver nas escolas
Conhecer as competências dos órgãos de gestão escolar
Partilhar experiências de trabalho diferentes
Promover a integração entre teoria e prática letiva – iniciação à prática profissional
Conceber materiais necessários aos docentes em estágio para a sua atividade profissional
Refletir sobre várias utilidades do saber histórico e a sua aplicação prática
Interiorizar a necessidade de construir um projeto pessoal de formação


Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1. Documentos estruturantes para as escolas
2. Construção de um projeto pessoal de formação contínua
. O estatuto da carreira docente
. Avaliação de desempenho
3. Trabalho de pesquisa e trabalho de projeto
4. Transversalidades e interações. Iniciação à prática profissional
. Utilização do Património e da História Local e Regional
. Visitas de estudo
. A escola vai ao museu
. Aproveitamento didático do património
. A toponímia e a estatuária: exploração didática
. Objetos e atividades económicas: exemplos de aplicação didática
. Educação para a Cidadania
. Tutoria
5. A disciplina de História na oferta curricular diferenciada

Bibliografia

CABRAL, Clara Bertrand (2011). Património cultural imaterial. Lisboa: Ed. 70.
CALAF MASACHS, Roser (2008). Didáctica del Patrimonio – epistemologia, metodologia y estudio de casos. Gijón: Ediciones Trea.
COMA QUINTANA, Laia; SANTACANA I MESTRE, Joan (2010). Ciudad educadora y patrimonio. Cookbook of heritage. Gijón: Ediciones Trea.
FERNANDES, Domingos (2008). Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Editores.
LEITE, Carlinda; GOMES, Lúcia e FERNANDES, Preciosa (2001). Projectos curriculares de escola e turma. Conceber, gerir e avaliar. Porto: Edições ASA.
LIMA, Licínio C. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.
MARTINS, Guilherme d´Oliveira (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva.
MONTEIRO, Manuela Matos (2007). Área de Projecto. Porto: Porto Editora.
PINTO, Helena (2016). Educação histórica e patrimonial... Porto: CITCEM

Método de ensino

Métodos de ensino:
50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de projetos, a sua organização e aplicação prática na comunidade educativa, tendo em conta diferentes objetivos e contextos.

Método de avaliação

Métodos de avaliação:
Participação nas atividades desenvolvidas em aula (20%)
Trabalho individual - Elaboração de uma proposta para aproveitamento didático do património local (material ou imaterial) ou ainda para aproveitamento didático de um objeto material (40%).
Trabalho individual - relatório sobre um problema previamente identificado, feito a partir de observação prática, entrevistas, etc. (40%)





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