
Análise de Conteúdo com Programas Informáticos (ISCTE-IUL)
Código
723000026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as) competências práticas de aplicação da análise de conteúdo recorrendo a programas informáticos.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1.A análise de conteúdo 1.1 Introdução. Estratégias de análise de conteúdo. Comparação da análise de conteúdo clássica com a grounded theory. 1.2 A questão da amostragem na selecção dos documentos a tratar. As etapas na realização da análise de conteúdo. As vantagens e desvantagens da análise de conteúdo. Aplicações da análise de conteúdo. Fiabilidade e validade na análise de conteúdo. 2. A utilização de programas de computador na análise de dados qualitativos. 2.1 Introdução. Tipos e características dos Programas de computador. 2.2 Etapas, processos e tarefas na utilização de programas de computador qualitativos 2.3 Apresentação dos programas ATLAS.ti; TROPES; ALCESTE; NUD*IST/NVivo 2.4 Demonstração dos programas ATLAS.ti e TROPES 3. Apresentação de resultados e publicação de estudos com análise de conteúdo 3.1 Apresentação dos resultados da análise de conteúdo 3.2 Publicação dos resultados em diferentes tipos de publicações
Bibliografia
Método de ensino
Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20;OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. Os métodos de ensino visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para os objectivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem informação teórica e aplicação prática na análise de conteúdo com software. A tutoria oferece um apoio aos projectos e os alunos recebem feedback.
Método de avaliação
A avaliação está organizada do seguinte modo: (1)Avaliação parcial do OA 1 e 3: exercício individual - 20%. (2)Avaliação global dos OA 1, 2, 3 e 4: trabalho grupo - 80 %(50% para o trabalho escrito; 30% demonstração individual presencial). Este trabalho implica análise de conteúdo com software. A informação completa(conteúdo, estrutura e datas) é apresentada num documento específico. Estes documentos são apresentados na primeira semana de aulas.