Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Desenho e arquitetura de ambientes digitais de aprendizagens - 1. semestre

Código

723000056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Irene Tomé

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

-Dominar os conceitos gerais, teorias e paradigmas subjacentes ao desenho de ambientes
digitais de aprendizagens
- Aplicar os conceitos e metodologias inerentes ao desenho de ambientes digitais de
aprendizagens; planificar objetos de aprendizagem e objetos media; conceptualizar,
desenvolver e implementar unidades temáticas de aprendizagem em ambientes digitais

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Aprendizagem aplicada a ambientes digitais: teorias e tipos de aprendizagem
2. Ambientes digitais de aprendizagem: modelos e paradigmas centrados na experiência do
aprendente
3. Planificação e arquitetura
4. Desenho, implementação e avaliação
5. Produção de objetos media (a Un. Pedagógica tem complementaridade com a UC: Jogos
digitais e sistemas de aprendizagem)
6. Actividades e avaliação de competências

Bibliografia

- Dillon, A. (2003). User interface design. Encyclopedia of Cognitive Science. London:
MacMillan.
- Kidd, T. T. (2017). Handbook of research on instructional systems and educational technology.
Hershey, PA: IGI Global.
- Morville, P. (2004). A Brief History of Information Architecture. In: A. Gilchrist and B. Mahon
(eds). Information Architecture: Designing Information Environments for Purpose, Facet
Publishing.
- Morville, P., & Rosenfeld, L. (2007). Information architecture for the World Wide Web.
Sebastopol, CA: O’Reilly.
- Reiser, R. A., & Dempsey, J. V. (2011). Trends and issues in instructional design and
technology. Pearson Merrill Prentice Hall.
- Seel, P., Lehmann, T., Blumschein, P., Podolskiy, O. (2017). Instructional Design for Learning:
Theoretical Foundations. Rotterdam: Sense Publishers.
- Smaldino, S. E., Lowther, D. L., Mims, C., & Russell, J. D. (2014). Instructional technology and
media for learning (11th ed.). Boston, MA: Pearson.

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

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