Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de investigação digital - 1. semestre

Código

723000057

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Irene Tomé

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Saber utilizar os motores de pesquisa;
2. Saber publicar e citar fontes digitais pesquisadas;
3. Saber estruturar conhecimentos científicos de molde a adaptá-los às exigências das
plataformas de ensino online
4. Saber aplicar metodologias, métodos e procedimentos de investigação desde a formulação
do problema à redacção do relatório final

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Metodologia: princípios e procedimentos das pesquisas digitais;
2. Metodologias de desenvolvimento de cursos e unidades curriculares em linha;
3. Práticas pedagógicas e didáticas em linha: conceitos e problemáticas;
4. Estruturação e redacção de um trabalho de investigação;
5. Actividades e avaliação de competências.

Bibliografia

- Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. London: Springer
- Coutinho, Clara (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas.
Coimbra: Almedina
- Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença
- Churches, A. (2009). Bloom’s digital taxonomy. Acedido em 16 de Fevereiro de 2014, em
http://edorigami.wikispaces.com/Bloom%27s+Digital+Taxonomy
- Garrison, R.; AndersoN, T. (2003). eLearning in the 21st. Century. London: Routledge Falmer
- Kastens, K. (2014). How to write your thesis. Disponível em
http://www.ldeo.columbia.edu/~martins/sen_sem/thesis_org.html
- Wilcoxon, K (2013). Bloom Taxonomy. Acedido em Março 2014, em
https://online.unlv.edu/sites/online.unlv.edu.oedrupal/files/users/wilcoxo2/blooms_infograp
hicC.png?goback=.gsm_3638251_1_*2_*2_*2_lna_PENDING_*2.gmr_3638251

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

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