Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Jogos digitais e sistemas de aprendizagem - 1. semestre

Código

723000058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Identificar o que são jogos digitais aplicados à educação
- Refletir sobre estratégias de aprendizagem
- Saber analisar diferentes tipos de jogos digitais
- Compreender a utilização dos jogos digitais no contexto educativo
- Saber selecionar e analisar diferentes tipos de recursos digitai (a Un. Pedagógica tem
complementaridade com a UC: Desenho e arquitectura de ambientes digitais de
aprendizagens)

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Probabilidades combinatórias de funções dramáticas e dramatúrgicas aplicadas ao jogo
Teorias aplicadas aos jogos
Caracterização das tipologias de jogos
Construção de storyboard para o jogo
Apresentação e discussão de propostas de jogos

Bibliografia

ABRAMOVICH, S., SCHUNN, C., HIGASHI R., (2013) Are badges useful in education?: it depends
upon the type of badge and expertise of learner. Retrieved
from http://www.lrdc.pitt.edu/schunn/research/papers/Abramovich-Schunn-Higashi.pdf
BOYLE, E. A., HAINEY, T., CONNOLLY, T. M., GRAY, G., EARP, J., OTT, M., LIM, T., Ninaus,
RIBEIRO, C., & PEREIRA, J. (2016). An update to the systematic literature review of empirical
evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Computers &
Education, 94, 178-192.
DABBAGH, N., BENSON, A., DENHAM, A., JOSEPH, R., ZGHEIB, G., AL-FREIH, M., FAKE, H., &
GUO, Z. (2016). Learning technologies and globalization: Pedagogical frameworks and
applications. SpringerBriefs in Educational Communications and Technology.

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

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