
Gestão projetual das aprendizagens digitais - 2. semestre
Código
723000059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os resultados de aprendizagem esperados são os seguintes:
O aluno será capaz de identificar e compreender os conceitos básicos e a estrutura
necessária para desenvolver projetos de aprendizagens digitais;
O aluno será capaz de aplicar técnicas e ferramentas relevantes para o
desenvolvimento de um projeto de aprendizagens digitais, desde a geração da ideia
até à finalização;
O aluno será capaz de compreender as especificidades dos projetos no contexto do elearning
e da aprendizagem digital;
O aluno ficará a conhecer algumas técnicas de gestão de projetos e em particular da
abordagem “design thinking” aplicada à educação
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Introdução à Gestão de Projetos e ao gestor de projeto.
Os projetos educativos em ambientes digitais: introdução geral aos projetos
educativos e às suas particularidades.
Por onde começar? Como criar um projeto a partir de uma ideia inicial.
Quem são os interessados? Caracterização dos stakeholders.
O que preciso de fazer e quando? Planeamento detalhado de um projecto, tarefas e
calendarização.
Quem vai fazer o quê? A equipa do projecto e competências.
Quais são os tipos de recursos educativos num projecto para a promoção das
aprendizagens digitais.
Como devo estruturar os conteúdos de forma a promover a aprendizagem digital?
Quanto vai custar? Orçamentação de um projecto
Que problemas posso esperar? Identificação e análise dos riscos e estratégias de
mitigação
Correu bem? Avaliação e os indicadores de um projecto e a sua relação com a
aprendizagem
O que posso melhorar no projecto para promover a aprendizagem?
O que é o Design Thinking?
Bibliografia
- Mapping pedagogy and tools for effective learning design, G Conole, M Dyke, M Oliver, J
Seale Computers & Education, 2004;
- Rethinking learning for a digital age: How learners are shaping their own experiences, R
Sharpe, H Beetham, S De Freitas – 2010;
- Design Thinking for Educators, Riverdale and Ideo,
https://designthinkingforeducators.com/about-toolkit/
Método de ensino
A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2