Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Antropologia Biológica e Etnoecologia

Código

73200102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os estudantes:
a) Desenvolvam competências teóricas e metodológicas com vista à definição fundamentada de um problema de pesquisa,
e desenho e escrita de uma tese na area de especialização em Antropologia Biológica e Etnoecologia ;
b) Elaborem (uma primeira versão) da revisão da literatura disponível relacionada com o problema de pesquisa esboçado;
c) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma dissertação de doutoramento em Antropologia Biológica e Etnoecologia. Este processo é acompanhado por todos os orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens teórico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função desta área de especialização e dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.

Bibliografia

DENZIN, Nornam K e Lincoln, Yvonna S. (eds) (1994) Handbook of Qualitative Research, London, Sage
CAMPBELl, C.; FUENTES, A.; MACKINNON, K..; PANGER, M. & BEARDER, S. (eds.), 2007,. Primates in Perspective: New York, Oxford University Press.
ELLEN, R., 2006, Ethnobiology and the Science of Humankind, Malden: Blackwell Publishing.
HAENN, N. & WILK, R. (eds.), 2006, The Environment in Anthropology. A Reader in Ecology, Culture, and Sustainable Living, New York: New York University Press.
INGOLD, T., 2000, The Perception of the Environment. Essays in livehood, dwelling ad skill, London: Routledge.
PATERSON, J. & WALLIS, J. (eds.), 2005, Commensalism and Conflict, Norman, Oklahoma: The American Society of Primatologists.
STEPP, J., WYNDHAM, F. & ZARGER, R.. (eds.), 2002, Ethnobiology and Biocultural Diversity, Athens: The International Society of Ethobiology.
WOODROFFE, R., THIRGOOD, S. & RABINOWITZ, A. (eds.), 2005, People and Wildlife: Conflict and Coexistence?, NY: Cambridge Univ. Press

Método de ensino

Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidas
à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.

Método de avaliação

Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de dissertação.

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