Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias em Ciências da Comunicação - 1. semestre

Código

73201100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Marcin Lewinski

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

O seminário apresenta os principais métodos através dos quais as Ciências da Comunicação, que são um campo multidisciplinar do conhecimento, desenvolvem a sua investigação e produzem os seus resultados. Os seus objectivos principais são tornar o estudante capaz de:
(i) conhecer os principais metodologias, e ferramentas de análise, utilizadas para realizar investigação em Ciências da Comunicação;
(ii) ser capaz de utilizar para produzir resultados próprios pelo menos dois desses métodos e, em especial, aquele(s) que se revelar(em), mais adequado(s) à investigação que conduzirá a elaboração da sua dissertação;
(iii) saber avaliar a qualidade dos resultados produzidos em função quer das virtualidades e limitações dos próprio método, quer do caso particular ao qual o método tenha sido aplicado.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

No âmbito da epistemologia das Ciências Sociais e Humana e, em particular,das Ciências da Comunicação e no âmbito dos fundamentados de algumas Teorias, utilizam-se Metodologias diversas: quantitativas (e.g., estatísticas) e qualitativas (e.g., análise semiótica, análise lógicas) e mistas (e.g., análise histórica).
A fiabilidade destas metodologias depende em boa parte do modo como cada uma delas se comporta face a uma condicionante ceteris paribus.
1 - Principais procedimentos metodológicos na investigação da área interdisciplinar da comunicação.
2 - Procedimento metodológico definido como um conjunto sistematizado de acções-tipo que circunscrevem uma prática específica e cuja realização permite a obtenção de resultados.
3 - Adopção de uma metodologia e possibilidade de repetição: um acto poético, por exemplo, não é, por princípio, repetível; um procedimento metodológico pode ser ensinado, adoptado e repetido.

Bibliografia

A. A. Berger, Media Analysis Techniques 2005, Sage Publications, USA
A. Giddens, New Rules of Sociological Method 1993, Stanford University Press
A. Hansen, Mass Communication Research Methods 2009, Sage Publications, USA
Christian Fuchs, Foundations of Critical Media and Information Studies 2011, Routledge, New York
K. Jensen e N. Jankowski, A Handbook of Qualitative Methodologies for Mass Communication Research 2002 (1991), Routledge, New York
K. Jensen, A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies 2002, Routledge, New York
Sonja Foss, William Waters, Destination Dissertation: A Traveler´s Guide to a Done Dissertation
2007, Rowman P., USA
T. Lindlof e B. Taylor, Qualitative Communication Research Methods
2002, Sage Publications, USA

Método de ensino

Nesta unidade curricular participará mais do que um docente doutorado ou investigador doutorado. A apresentação de cada metodologia, (por exemplo, análise lógica, análise semiótica, métodos quantitativos, focus groups, etc.) ficará a cargo de um docente doutorado do Departamento ou investigador doutorado de um dos Centros associados ao Programa. Cada expositor de uma metodologia disporá de duas sessões: nas primeira, será exposta a metodologia em questão, na versão mais actual disponível; na segunda serão apresentadas aplicações da metodologia e examinados criticamente os resultados dessas aplicações. Em qualquer das sessões haverá sempre um período de debate envolvendo o expositor e os outros participantes, em especial os doutorandos.


Método de avaliação

Participação no Seminário.
Apresentação de Ensaio Escrito.
Qualidade do Ensaio Apresentado.
Discussão do Ensaio Apresentado.

Cursos