
Seminário de Especialidade em Teorias da Comunicação - 2. semestre
Código
73201109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Maria Lucília Marcos
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
A. Conhecer e compreender categorias conceptuais de modo analítico e crítico.
B. Saber aplicar as aquisições em situações novas, mobilizando abordagens intersubjectivas e interdisciplinares.
C. Pensar e resolver problemas com autonomia e fundamentação argumentativa, em exercício de reconhecimento e gestão da pluralidade.
D. Recolher, seleccionar e interpretar informação sobre os acontecimentos, sobre investigação científica, sobre debates no espaço público e sobre tendências de desenvolvimento.
E. Comunicar informação, ideias e projectos no plano conceptual e no plano prático.
F. Desenvolver:
a) Capacidade de análise e síntese;
b) Comunicação oral e escrita;
c) Raciocínio crítico;
d)Aprendizagem autónoma;
e) Capacidade de investigação;
f) Trabalho individual.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1.Os processos de interacção humana são complexos, mas quando as pessoas entram em contacto tendem a adaptar reciprocamente o seu comportamento. Esta reciprocidade resulta de uma interacção entre diferentes personalidades, contextos compartilhados e projecções de expectativas. As identidades narrativas são dependentes dos processos de reconhecimento mútuo que acontecem na interacção quotidiana. Desenha-se uma relação, conceptual e empírica, entre identidade narrativa e reconhecimento.
2.Parte-se da convicção que a identidade narrativa e os processos de reconhecimento têm uma intrínseca conexão. Se se pode compreender as identidades narrativas como construção hermenêutica de uma história de vida – contada – pode-se também detectar a existência de ‘ciber-eus’, construídos apenas com o objectivo de provocar específicas atitudes de reconhecimento. Embora essas técnicas de construção do ‘eu’ –avatares, sobrenomes– dêem origem a numerosas possibilidades de interacção humana, falta ainda uma avaliação normativa das suas consequências para as relações sociais. Quais são as consequências da crescente utilização de redes sociais?
Bibliografia
Ricoeur , P. Soi-même comme un autre , 425 pp., (Paris: Seuil),1990
Ricoeur, P. Parcours de la reconnaissance, 431 pp, (Paris: Stock), 2004.
Laitinen, A. “Charles Taylor and Paul Ricoeur on Self-Interpretations and Narrative Identity”. Narrative Research. Voices of Teachers and Philosophers, Huttuen, R. et al (eds). Jyväskylä: SoPhi 67, 57-71, 2002.
Marcos, M. L. et. al., Emmanuel Levinas: Entre Reconhecimento e Hospitalidade (Lisboa: Edições 70), 341 pp., 2011a.
Marcos, M. L. and Reis Monteiro, A. Reconhecimento – do Desejo ao Direito. (Lisboa: Edições Colibri), 183 pp., 2008a .
Honneth, A. Kampf um Anerkennnung (Frankfurt: Suhrkamp) 341 pp. [Portuguese translation: A luta pelo reconhecimento (Lisboa: Edições 70, 2011), 1992.
Taylor, C. Multiculturalism. Examining the Politics of Recognition (Princeton: Princeton University Press), 175 pp., 1994.
Método de ensino
Acção formativa articulada com o enquadramento epistemológico, teórico e metodológico, atenta à aquisição e aplicação de conhecimentos e compreensão dos conceitos, à realização de juízos e à comunicação de ideias. Teórico-prático (60% + 40%): trabalho de seminário (exposição, leitura e comentários).
Método de avaliação
1) Participação nas sessões.
2) Realização das leituras propostas
3) Apresentação oral no seminário
4) Trabalho escrito