
Seminário de Especialidade em Filosofia do Conhecimento e Epistemologia
Código
73203105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos aprofundados no domínio da Filosofia do Conhecimento e da Epistemologia.
b) Adquirir a capacidade de relacionar e confrontar de forma sistemática diferentes correntes da história da filosofia e da investigação filosófica atual.
c) Adquirir conhecimentos aprofundados de problemas de fronteira e/ou interdisciplinares.
d) Adquirir competências de investigação avançada na Especialidade.
e) Adquirir competências para identificar, formalizar, analisar e interpretar problemas, hipóteses, modelos, soluções, a partir de iniciativas pessoais de investigação.
f) Adquirir a capacidade de sujeitar as perspetivas próprias a um sistemático confronto com possibilidades alternativas.
g) Adquirir a capacidade de produção de textos, de acordo com o cânone académico, que possam vir a contribuir para o desenvolvimento da área de especialização.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Leituras da Filosofia Analítica do Século XX
Este seminário oferece uma introdução à epistemologia analítica usando textos fundamentais de grandes filósofos desta tradição. Começa-se por examinar a distinção de Russell entre \"conhecimento por contacto\" e \"conhecimento por descrição\". Segue-se uma discussão da lição de Russell \"Sobre o nosso Conhecimento do Mundo Externo\" com o objetivo de fornecer uma visão mais abrangente do \"método lógico-analítico\" russelliano inspirado por Frege. Dois artigos de Quine, \"Dois Dogmas do Empirismo\" e \"Epistemologia Naturalizada\", servem para ilustrar como as preocupações fundamentais da filosofia analítica com respeito à epistemologia teorética acompanham as do positivismo lógico. Finalmente, o ensaio de Putnam \"O Analítico e o Sintético\" é abordado como o início de uma interpretação de Quine que terá a sua própria história.
Bibliografia
Putnam, H. (1975). The Analytic and the Synthetic. In Mind, Language and Reality: Philosophical Papers, vol. 2 (pp. 33-69). Cambridge: Cambridge University Press.
Quine, W. V. O. (1961). Two Dogmas of Empiricism. In From a Logical Point of View: Logico-Philosophical Essays (pp. 20-46). Cambridge, MA: Harvard University Press.
Quine, W. V. O. (1969). Epistemology Naturalized. In Ontological Relativity and Other Essays (pp. 69-90). New York: Columbia University Press.
Russell, B. (1993). Our Knowledge of the External World as a Field for Scientific Method in Philosophy. London: Routledge. [Lição III]
Russell, B. (1994). Knowledge by Acquaintance and Knowledge by Description. In Mysticism and Logic (pp. 200-221). London: Routledge.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Ensino presencial
Método de avaliação
Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%)..