Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Investigação em Filosofia

Código

73203110

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Integrar o doutorando num ambiente de investigação específico da área científica do curso.
b) Desenvolver tarefas que visam o domínio do status quaestionis da problemática em que o doutorando pesquisa.
c) Oferecer a possibilidade de completar e aplicar conhecimentos de ordem metodológica.
d) Oferecer a possibilidade de contacto prático com instrumentos relacionados mais imediatamente com a investigação como é o caso de bases de dados ou bibliotecas especializadas.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

O curso consiste numa reflexão sobre os valores da modernidade (valores como a igualdade, a liberdade política, a soberania popular, etc) e a sua problematização filosófica. Esta reflexão será centrada no estudo aprofundado de duas obras filosóficas:
-Cândido, de Voltaire;
-Resposta à pergunta: “O que é o iluminismo?”, de Kant.

O estudo destas obras será precedido de uma reflexão histórica sobre a evolução dos valores da modernidade. Esta reflexão terá como ponto de partida um ciclo de conferências proferidas pelo ensaísta Rui Tavares, sob o título: “Pré-histórias da modernidade: cinco memórias do último milénio”. O estudo do texto de Kant será acompanhado pelo estudo dos outros escritos (ditos) políticos de Kant e pela reflexão sobre a possibilidade ou impossibilidade de se manter viva hoje a concepção kantiana dos valores do iluminismo.

Bibliografia

Voltaire, Cândido (qualquer edição)
Kant, Resposta à pergunta: “O que é o iluminismo?” (qualquer edição)

Método de ensino

O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

(1) O principal elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas, sobre temas relacionados com o programa do curso (60%).
(2) O segundo elemento de avaliação consiste na elaboração e apresentação oral de breves resumos e problematizações dos temas dos trabalhos escritos (40%).

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