
Seminário de Investigação em Filosofia
Código
73203110
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Integrar o doutorando num ambiente de investigação específico da área científica do curso.
b) Desenvolver tarefas que visam o domínio do status quaestionis da problemática em que o doutorando pesquisa.
c) Oferecer a possibilidade de completar e aplicar conhecimentos de ordem metodológica.
d) Oferecer a possibilidade de contacto prático com instrumentos relacionados mais imediatamente com a investigação como é o caso de bases de dados ou bibliotecas especializadas.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
O curso consiste numa reflexão sobre os valores da modernidade (valores como a igualdade, a liberdade política, a soberania popular, etc) e a sua problematização filosófica. Esta reflexão será centrada no estudo aprofundado de duas obras filosóficas:
-Cândido, de Voltaire;
-Resposta à pergunta: “O que é o iluminismo?”, de Kant.
O estudo destas obras será precedido de uma reflexão histórica sobre a evolução dos valores da modernidade. Esta reflexão terá como ponto de partida um ciclo de conferências proferidas pelo ensaísta Rui Tavares, sob o título: “Pré-histórias da modernidade: cinco memórias do último milénio”. O estudo do texto de Kant será acompanhado pelo estudo dos outros escritos (ditos) políticos de Kant e pela reflexão sobre a possibilidade ou impossibilidade de se manter viva hoje a concepção kantiana dos valores do iluminismo.
Bibliografia
Voltaire, Cândido (qualquer edição)
Kant, Resposta à pergunta: “O que é o iluminismo?” (qualquer edição)
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
(1) O principal elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas, sobre temas relacionados com o programa do curso (60%).
(2) O segundo elemento de avaliação consiste na elaboração e apresentação oral de breves resumos e problematizações dos temas dos trabalhos escritos (40%).