Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Ambiente e Recursos Naturais - 2. semestre

Código

73204102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Maria José Roxo

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Analisar e avaliar as questões ambientais atuais
b) Compreender a diversidade, complexidade e inter-relação das questões ambientais
c) Identificar os factores, que contribuem para a modificação das condições ambientais no Planeta
d) Perceber a relevância da alteração do clima no ambiente e suas consequências
e) Avaliar as políticas ambientais de conservação da Natureza e mitigação dos problemas ambientais a diferentes escalas
f) Reconhecer a importância da avaliação dos recursos naturais na dinâmica do território
g) Analisar o tipo de efeitos resultante do uso dos recursos naturais endógenos
h) Integrar os conhecimentos sobre o ambiente e recursos naturais na gestão do território

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Este seminário tem como objetivo principal demonstrar a estreita ligação entre a utilização dos recursos naturais e o emergir dos problemas ambientais atuais. Neste contexto serão objeto de análise e discussão, temas como:

1) A interferência das atividades humanas no ambiente e as suas consequências a nível global
2) Os cenários atuais relativos à alteração do clima e seus impactes na sociedade
3) O uso sustentável dos recursos naturais existentes
4) Os conflitos pela posse dos recursos naturais e as perspetivas futuras
5) Os mecanismos nacionais e internacionais para mitigação e resolução dos problemas ambientais contemporâneos
6) Perspetivas futuras.

Bibliografia

Brown, L. R. (2006). Recuing a planet under stress and civilization in trouble, London: Norton.

Dellink, R B.& Ruijs, A. (Ed.) (2008).Economics of Poverty, Environment and Natural-Resource Use, London: Springer.

Goudie, A. (2000). The human impact on the natural environment. Oxford: Blackwell.

Mulder, M.B. (2005). Conservation - Linking ecology, economics and culture. Princeton: University Press.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas

Método de avaliação

Leitura de um conjunto de textos temáticos.
Elaboração de um artigo científico resultantes de pesquisa autónoma [80% da avaliação].
Apresentação oral sobre um tópico que conste do programa [20% da avaliação].

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