Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Linguística Portuguesa

Código

73213106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Atualização e aprofundamento de conhecimentos na área de especialização.
b) Domínio da literatura atualizada na área de especialização.
c) Desenvolvimento de sentido crítico e capacidade de avaliação de propostas de análise na área de especialização.
d) Desenvolvimento da capacidade de identificação e formulação de questões relevantes na área de especialização.
e) Desenvolvimento da capacidade de realização de um trabalho de investigação sobre um tópico específico da área de especialização.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Fonologia
1.1 Aspetos da Prosódia em variedades do Português: descrição dos constituintes prosódicos;
1.2 O acento em Português (PE e PB): análises e perspetivas;
2. Morfologia
2.1 Afixação: combinatórias e restrições afixais;
2.2 Produtividade Morfológica: variação diacrónica na produtividade dos sufixos derivacionais do português;
3. Sintaxe
3.1 Pronomes clíticos: propriedades morfofonológicas, distribucionais e interpretativas;
3.2 Estruturas infinitivas: orações completivas e distribuição do infinitivo flexionado;
4. Semântica
4.1 Determinação nominal, estratégias de quantificação e marcas de temporalidade e de aspetualidade – casos de estudo;
4.2 Modalidade e modalização(ões): os marcadores modais em PE.

N.B. De acordo com o perfil dos candidatos e com a investigação em curso, são atualizados os conteúdos específicos da unidade curricular.

Bibliografia

Caetano, M. C. (2003). A formação de palavras em gramáticas históricas do português. Análise de algumas correlações sufixais. Universidade Nova de Lisboa [Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/15645].

Campos, H.C.C (1997). Tempo, Aspeto e Modalidade. Estudos de Linguística Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Costa, J. (ed.) (2000). Portuguese Syntax. New Comparative Studies. Oxford: OUP.

Martins, A. M. & Carrilho, E. (eds.) (2016). Manual de Linguística Portuguesa. De Gruyter.

Mateus, M.H.M. & d’Andrade, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Rio-Torto, G. et al. (2013). Gramática derivacional do português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Wetzels, L., Menuzzi, S. & Costa, J. (eds.). (2016). The Handbook of Portuguese Linguistics. Oxford: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

As aulas funcionarão em regime de seminário, alternando-se aulas expositivas com apresentações de trabalhos pelos alunos.
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os doutorandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.

Método de avaliação

Avaliação: participação ativa dos alunos em todas as aulas, de modo a contribuir de forma significativa para a discussão do tópico da sessão (40%), e um trabalho escrito final, conducente à publicação de um artigo científico (60%).

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