Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões e Problemáticas da Educação

Código

73221100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

A finalidade deste seminário é a de proporcionar aos alunos a aquisição de uma rede de conceitos que lhes permitam uma compreensão sustentada da Educação como fenómeno Histórico, Sociológico, Político e Psicológico. Na verdade o que chamamos de Educação, um conceito muito abrangente, tem raízes nos processos de socialização humanos que são moldados por uma conjuntura histórica em que os factores económicos e políticos são determinantes. A História Política deste processo visa definir as fronteiras dos processos de formação da Educação Contemporânea, interpretada de forma crítica pela Sociologia, analisada e alterada nos seus processos pedagógicos pela Psicologia, e será esta dinâmica transcientifica que marcará este Seminário.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1- A construção do Mundo Educativo Contemporâneo
2- A abordagem Sociológica da Educação
3- A intervenção da Psicologia nas Formas de Educação Contemporâneas

Bibliografia

Candeias, A. (2005). Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal. Análise Social, 40, (176), 477-498.
Petitat, A. (1994). Produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
BALL, Stephen J. (2004). The Routledge Falmer Reader in Sociology of Education. London and New York: Routledge Falmer,.
HALSEY, A.H, LAUDER, Hugh, BROWN, Phillip, WELLS, Amy Stuart (1997). Education - Culture. Economy Society. Oxford and New York: Oxford University Press
Coll, A. Marchesi & J. Palacios (Eds) (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia da Educação Escolar (Vol. 1,2,3). Porto Alegre: Artmed.
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Discussão em aula.

Método de avaliação

Recensão crítica (trabalho escrito individual) de um texto cientifico e respectiva discussão presencial com os docentes.

Cursos