Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Contextos Etnográficos (africanos) - 2. semestre

Código

711001019

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Amélia Frazão Moreira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Fornecer uma introdução geral à história da relação europeia com o continente africano
2. Sensibilizar para os discursos ocidentais elaborados acerca de Africa
3. Ilustrar a diversidade da África contemporânea em termos políticos, económicos, culturais e religiosos.
4. Aprender e discutir as perspectivas analíticas e teóricas da Antropologia africanista.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

I. Europa e África. Percepções e interacções: perspectivas historiográficas e antropológicas.
1. África no Imaginário Europeu nos séc. XV-XX
2. Construções antropológicas e coloniais das sociedades africanas
3. Os discursos do poder: a fotografia colonial
4. Etnicidade e tribalismo
5. Resistência, nacionalismo e descolonização
II. Temas e problemas de etnográfica africana contemporânea
1. Economias africanas como sistemas culturais
2. Território e ambiente
3. Género, família e sexualidade
4. Crenças e rituais religiosos africanos
5. Islão e cristianismo ao Sul do Saara
6. Sistemas de educação e mudança cultural
7. Medicinas “tradicionais” e sistemas de saúde

Bibliografia

BOHANNON, P., CURTIN, P., Africa & Africans, 1995, Illinois, Waveland Press.
GRINKER, Roy Richard, STEINER, Christopher (eds.), 1997, Perspectives on Africa. A Reader in Culture, History, & Representation, Oxford,
Blackwells.
ILIFFE, John, 1995, Os Africanos. História de um Continente, Lisboa: Terramar.
M´BOKOLO, Elikia, 2003/2007, África Negra. História e Civilizações, Tomos I e II, Lisboa: Edições Colibri.
MOORE, Sally Falk, 1994, Anthropology and Africa. Changing Perspectives on a Changing Scene, Charlottesville & Londres, University of Virginia
Press.
NTARAGWI, Mwenda, MILLS, David, e BABIKER, Mustafa, 2006, African Anthropologies. History, Critique and Practice, Londres e Nova Iorque,
Zed Books.

Método de ensino

As aulas serão compostas por exposições por parte da docente e apresentação individuais de estudos de caso por parte dos estudantes. São igualmente realizados breves exercícios escritos, individuais ou em grupo, com eventual discussão em aula.

Método de avaliação

Avaliação: Participação (10%); Apresentação e debate de um estudo de caso (20%); Teste escrito (25%); Redação de um trabalho final individual (45%).

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