
Antropologia Filosófica - 2. semestre
Código
711031051
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a). Adquirir conhecimentos básicos, do ponto de vista histórico-filosófico, no âmbito da antropologia.
b). Adquirir a capacidade de identificar e compreender as principais linhas de força da tradição filosófica europeia no que diz respeito à concepção do sujeito humano.
c). Desenvolver uma atitude crítica e a capacidade de reflectir autonomamente sobre as principais questões da antropologia filosófica na actualidade.
d). Adquirir um conhecimento básico da complexidade de problemas e de áreas disciplinares que se cruzam no âmbito da antropologia filosófica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso consistirá, em primeiro lugar, numa leitura comentada da Genealogia da Moral, de Nietzsche, com especial enfoque nos temas do ressentimento, da inversão de valores e da crítica do conceito de sujeito no Primeiro Ensaio, do “indivíduo soberano” e da “interiorização”/ socialização do humano no Segundo Ensaio, e do niilismo no Terceiro. Esta leitura comentada procurará evidenciar a ligação do pensamento de Nietzsche com temas e controvérsias fundamentais da filosofia contemporânea, em especial com a tensão entre a concepção do humano na tradição hegeliana (por exemplo, em Axel Honneth) e o questionamento do humano na tradição nietzschiana (por exemplo, em Michel Foucault).
Bibliografia
NIETZSCHE, F., Para a Genealogia da Moral, trad. José M. Justo, Lisboa, Relógio d’Água, 2000
FOUCAULT, Michel, Oeuvres, Paris, Gallimard (Pléiade), 2 vols., 2015
HONNETH, Axel, Kritik der Macht, Frankfurt a.M., Suhrkamp, 1988
PIPPIN, Robert B., Nietzsche, Psychology, & First Philosophy, Chicago & London, The University of Chicago Press, 2010
PIPPIN, Robert B., Hegel on Self-Consciousness. Desire and Death in the Phenomenology of Spirit, Princeton and Oxford, Princeton University Press, 2011
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador).
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão, com os alunos, de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
(a) A meio do semestre os alunos realizam uma prova de frequência que pesa 20% na avaliação final.
(b) O principal elemento de avaliação é uma segunda prova de frequência no final do semestre (70%);
(c) a assiduidade e a participação contribuem também para a nota final (10%)