Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia da Linguagem - 1. semestre

Código

711031055

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

António de Castro Caeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar os vários aspetos implicados na descrição fenomenológica da
linguagem.
b) Conhecimento sumário das relações e interseções entre o estudo da Linguística
contemporânea e a Filosofia da Linguagem.
c) Conhecimento das principais questões suscitadas pela linguagem em sede
filosófica.
d) Identificação das principais articulações da Filosofia da Linguagem com a
Ontologia, a Antropologia e a Filosofia do Conhecimento.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Depois de termos esclarecido a noção de significado e referência na tradição contemporânea, tanto em Frege como em Husserl, avançaremos para o seu desenvolvimento no Tractatus e nas Investigações filosóficas de Wittgenstein. Quais são as teses da tradição analítica relativamente à linguagem? Por outro lado, a interpretação de Husserl e Heidegger sobre significado (Sinn) leva a abordagens diferentes. No limite encontra-se a abordagem radical da linguagem que Heidegger adopta. Palavras chave: Significado (Sinn), referência (Bedeutung), expressão, linguagem privada, jogos de linguagem, palavra, conotação, denotação, significado literal, significado figurativo.

Bibliografia

Frege. Funktion, Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht, 2008.
Heidegger. Sein und Zeit, 11ªed, Max Niemeyer Verlag, Tübingen, 1967.
Unterwegs Zur Sprache. V. Klostermann, 1985.
Wittgenstein. “Tractatus lógico-philosophicus” in Werkausgabe, Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1984, pp. 7-86.
“Philosophische Unteruschungen” in Werkausgabe, Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, pp. 225-580.

Versões portuguesas serão apresentadas na primeira sessão.
Portuguese translations will be presented in the first session.

Método de ensino

Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial

Método de avaliação

O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas
intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [fator
de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de
frequência; ou, b) um trabalho escrito [fator de ponderação na nota final: 40%] +
uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de
frequência.

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