
Filosofia da Linguagem - 1. semestre
Código
711031055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os vários aspetos implicados na descrição fenomenológica da
linguagem.
b) Conhecimento sumário das relações e interseções entre o estudo da Linguística
contemporânea e a Filosofia da Linguagem.
c) Conhecimento das principais questões suscitadas pela linguagem em sede
filosófica.
d) Identificação das principais articulações da Filosofia da Linguagem com a
Ontologia, a Antropologia e a Filosofia do Conhecimento.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Depois de termos esclarecido a noção de significado e referência na tradição contemporânea, tanto em Frege como em Husserl, avançaremos para o seu desenvolvimento no Tractatus e nas Investigações filosóficas de Wittgenstein. Quais são as teses da tradição analítica relativamente à linguagem? Por outro lado, a interpretação de Husserl e Heidegger sobre significado (Sinn) leva a abordagens diferentes. No limite encontra-se a abordagem radical da linguagem que Heidegger adopta. Palavras chave: Significado (Sinn), referência (Bedeutung), expressão, linguagem privada, jogos de linguagem, palavra, conotação, denotação, significado literal, significado figurativo.
Bibliografia
Frege. Funktion, Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht, 2008.
Heidegger. Sein und Zeit, 11ªed, Max Niemeyer Verlag, Tübingen, 1967.
Unterwegs Zur Sprache. V. Klostermann, 1985.
Wittgenstein. “Tractatus lógico-philosophicus” in Werkausgabe, Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1984, pp. 7-86.
“Philosophische Unteruschungen” in Werkausgabe, Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, pp. 225-580.
Versões portuguesas serão apresentadas na primeira sessão.
Portuguese translations will be presented in the first session.
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas
intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [fator
de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de
frequência; ou, b) um trabalho escrito [fator de ponderação na nota final: 40%] +
uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de
frequência.