
Filosofia Antiga - 1. semestre
Código
711031059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.
g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.
h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão de questões filosóficas actuais.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O conceito de filosofia em Platão
Fédon, Fédro, Alcibíades, República, Banquete
1) Isolamento de termos como philosophein, philosophos, philosophôs no corpus platónico.
2) Isolamento de termos como erôs, erastês, eronenos.
3) A compreensão da motivação fundamental da filosofia platónica a partir da experiência limite de si próprio nas suas possilidades radicais.
4) Causalidade e motivação.
5) A situção arquetípica que leva ao filosofar: afectações do olhar, transitividade, sentido e referência.
Bibliografia
Cushman, R. E. (2007). Therapeia: Platos conception of philosophy. New Brunswick: Transaction Books.
Gauss, H. (1980). Platos conception of philosophy. Ann Arbor, Mich.: Univ. Microfilms Internat.
Schwartz, M. (2013). Der philosophische \"bios\" bei Platon: zur Einheit von philosophischem und gutem Leben. Freiburg im Breisgau: K. Alber.
Método de ensino
O método expositivo é o que melhor se adapta ao objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e quadros teóricos nucleares do pensamento antigo, promovendo a análise crítica fornecendo as chaves para a sistematização e interpretação dos textos em estudo. Tudo isto resulta num estudo detalhado, numa discussão crítica e interpretação dos textos significativos da antiguidade. E dá as chaves para uma análise teórica dos problemas filosóficos, levando a cabo um debate sobre visões alternativas e objeções.
Ensino presencial
Método de avaliação
Exame 100 %