
Pensamento Hispânico - 2. semestre
Código
711031075
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Júlio Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Identificação da natureza e aspectos principais do pensamento hispânico contemporâneo;
2) Análise da evolução do intelectual no universo cultural ibero-americano na perspectiva da História das Ideias;
3) Conhecimento geral dos autores mais relevantes do pensamento hispânico.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1) Introdução ao pensamento hispânico contemporâneo.
2) Panorâmica dos aspectos culturais do pensamento espanhol contemporâneo. A difícil transição política do absolutismo para o liberalismo na primeira metade do século XIX. A interpretação dos acontecimentos históricos pelos intelectuais liberais e católicos Ambiguidades e limites da cultura espanhola da primeira metade do século XIX.
3) A Restauração (1874-1875) e a crise do “fin-du-siècle” (1898-1905). A derrota na guerra hispano-americana e a perda das últimas colónias (1898). Repercussões do “cataclismo nacional” no campo cultural: a concepção dos intelectuais como minoria selecta e artífices da identidade nacional.
4) A Geração de 98 e o pensamento de Miguel Unamuno (1864-1936).
5) José Ortega Gasset (1883-1955): Razão vital; Razão histórica; A posição orteguiana relativamente ao realismo ontológico; Ortega y Gasset perante as correntes fenomenológicas e existencialistas.
Bibliografia
1. PROYETO PENSAMENTO HISPANICO: http://www.ensayistas.org/
2. BEORLEGUI, Carlos, Historia del pensamiento filosófico latinoamericano, Bilbao, Universidad de Deusto, 2004.
3.PAIM, Paim, História das Ideias Filosóficas no Brasil, 5ª edição, Londrina, Editora, UEL 1997
4.GUY, Alain Guy, Historia de la filosofia española, Barcelona, Anthropos,1985.
Método de ensino
Aulas expositivas.
Análises e comentários de textos.
Discussão de temas e trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Avaliação: participação activa nas aulas e apresentação de trabalhos orais e escritos (60 %) e teste (40 %).