
Geoeconomia - 2. semestre
Código
711041069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
José Manuel Rodrigues Lúcio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Transmitir um conjunto de ferramentas básicas de análise económica quantitativa;
b) Reconhecer a importância e a atualidade da Geoeconomia no contexto das Ciências Sociais;
c) Transmitir os conceitos básicos da microeconomia;
d) Discutir as ferramentas de análise microeconómica;
e) Transmitir os conceitos básicos da macroeconomia;
f) Discutir as ferramentas de análise macroeconómica.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) A variável espaço na economia
2) Oferta, Procura, Equilíbrio de Mercado, Tipos de Mercado
3) Oferta Agregada, Procura Agregada, Produto, Emprego, Crescimento, Inflação, Consumo, Investimento, Despesa Pública, Exportações, Importações, Juros, Mecanismos Multiplicadores do Rendimento
4) Noções básicas de Contabilidade Nacional
5) Condição de Equilíbrio da Economia
6) Políticas Económicas Públicas
7) A Geoeconomia das Regiões Portuguesas.
Bibliografia
Krugman, P., WELLS, R., Graddy, K. (2007). Economics. European Edition. New York: Worth Publishers.
Lorot, P. (dir.) (1999). Introduction à la Géoéconomie. Paris: Económica.
Murolo, A. & Bonetto, G. (2004). Matemática aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Thomson Learning.
Porto, M. C. (2009). Economia: um texto introdutório (3ª ed.). Coimbra: Almedina.
Samuelson, P. & Nordhaus, W. (2005). Economia (18ª ed.). Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal Ldª.
Samuelson, P. & Nordhaus, W. (2005). Economia (18ª ed.). Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal Ldª.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos. Defende-se uma aprendizagem com elevada interação docente-aluno. As aulas práticas incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.
Método de avaliação
Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito (35%);
Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de uma frequência (65%);
Assiduidade nas Aulas Práticas - 5%