
História do Médio Oriente Antigo - 1. semestre
Código
711051046
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Isabel Almeida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Médio Oriente antigo e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo ao Médio Oriente antigo;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo do Médio Oriente antigo.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1.Perspectivas de análise e de investigação
1.1Horizontes geográfico e cronológico do estudo: as periodizações
1.2As fontes para o estudo das civilizações pré-clássicas
1.3Da Orientalística (séc.XIX) às áreas especializadas no presente
1.4Os novos objectos de estudo e as novas perspectivas de abordagem
2.Origens do Estado e a sua organização
2.1A emergência do Estado: da cidade-estado às formações políticas mais complexas
2.2A instituição real: a sua legitimação ideológica
2.3 As limitações políticas da instituição real
3.A sociedade
3.1A estratificação social e os modelos sociais
3.2As redes de sociabilidade:
3.3O mundo urbano e sedentário vs. o mundo nómada
4.A economia
4.1Recursos económicos
4.2Actividades económicas
4.3O comércio a longa distância
5.A religião como fenómeno estruturante
5.1As teologias: o legado sumério e a identidade semítica
5.2O culto e as práticas religiosas
5.3O sincretismo religioso
Bibliografia
POLLOCK, Susan, Ancient Mesopotamia, Cambridge, Cambridge University Press, 1999.
LÓPEZ, Jesús e SANMARTÍN, Joaquín, Mitología y Religión del Oriente Antiguo I Egipto - Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
ODED, Bustenay, War, peace and empire. Justifications for war in Assyrian royal inscriptions, Wiesbaden, Dr. Ludwig Reichert Verlag, 1992.
POSTGATE, J.N., Early Mesopotamia. Society and Economy at the dawn of History, London – New York, Routledge, 1992.
MARGUERON, Jean-Claude, Les Mesopotamiens, Paris, Armand Colin, 1991.
Método de ensino
-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas;
-Apoio didáctico com recurso à projecção de imagens e de esquemas de síntese;
-Exercício de comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas.
Ensino presencial
Método de avaliação
Um teste e um ensaio, cada um com peso de 50% na nota final